sexta-feira, 1 de agosto de 2025

A Diferença entre Evangélicos e Igreja Local de Witness Lee



O presente artigo visa apresentar e analisar as principais diferenças doutrinárias entre o evangelicalismo histórico e o movimento conhecido como "Igreja Local", fundado por Witness Lee. A partir de uma abordagem teológica e apologética, apontando as doutrinas: da Trindade, da natureza humana, da encarnação de Cristo para nossa redenção e da soteriologia relacionada ao batismo, com vistas demonstrar suas diferenças com o pensamento evangélico. A princípio, no tocande à ortodoxia cristã, percebe-se que alguns ensinos de Witness Lee se mostram controversos em diversos pontos, fato esse já abordado em outra matéria publicada aqui no blog sobre este senhor: https://anti-heresias.blogspot.com/2010/01/heresias-do-ministerio-de-witness-lee_06.html

Entretanto, meu intuito aqui jamais será o de desdenhar da fé alheia, nem incitar o ódio. Ainda que discordemos firmemente desta crença, reiteramos nosso respeito às pessoas que a professam, e afirmamos o evangelho como o caminho de salvação.

Introdução

A pluralidade de movimentos cristãos no cenário contemporâneo exige discernimento doutrinário. Um dos grupos intrigantes, ao meu ver, é o movimento da Igreja Local, fundado na China por Witness Lee (1905-1997), que foi colaborador de Watchman Nee. Embora muitos de seus adeptos se autodefinam como "cristãos bíblicos", algumas de suas doutrinas têm sido criticadas por se afastarem da ortodoxia evangélica clássica que o irmão Watchman Nee seguia. São essas doutrinas que marcam a diferença entre os grupos de cristãos evangélicos e de cristãos ligados a ILW (Igreja Local de Witness Lee). Caso não tivesse essas questões não teríamos diferenças relevantes para mostrar aqui nessa postagem, o que me pouparia escrever sobre o tema. Mas, como existem diferenças, vamos em frente:

1. A Doutrina do Deus Triúno Processado

Witness Lee ensinou que Deus é Triúno não apenas em essência, mas também em processo. Para ele, o Pai se manifestou como o Filho, e o Filho se tornou o Espírito, numa sequência de "estágios" (encarnação, morte, ressurreição e glorificação), rejeitando, na prática, a distinção eterna entre as Pessoas da Trindade.

"O Pai, o Filho e o Espírito são um só Deus manifestado em três estágios." (LEE, Witness. Life-Study of Romans. Living Stream Ministry)

Tal conceito aproxima-se do modalismo e colide com a fé cristã trinitária dos evangélicos conforme estabelecida nos credos de Niceia e Calcedônia.

Posicionamento Evangélico: A teologia evangélica histórica sustenta que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são pessoas distintas, coeternas e coiguais (Mt 28.19; Jo 14.16). A Trindade é uma união eterna, não sucessiva, nem transitiva. O modalismo é considerado heresia pela igreja cristã desde os primeiros séculos. Essa confusão toda da ILW já foi questionada por mim aqui no blog onde publiquei matéria sobre o assunto que você pode verificar aqui: https://anti-heresias.blogspot.com/2010/07/igreja-local-de-witness-lee-e.html

2. A Habitação de Satanás no Corpo do Cristão e que Jesus se tornou Satanás na cruz para redimir o homem.

Outra doutrina polêmica ensinada por cristãos ligados a ILW é que, embora o espírito do crente seja regenerado, o corpo ainda serviria como "habitação de Satanás".

"Nosso corpo é a morada de Satanás. Ele ainda vive na carne do crente." (LEE, Witness. The Experience of Life. Living Stream Ministry)

Posicionamento Evangélico: A teologia evangélica rejeita veementemente tal ideia. Embora o pecado ainda atue na carne (Rm 7.18), a Escritura é clara ao afirmar que o crente é habitação do Espírito Santo (1Co 6.19; Rm 8.9), e que luz e trevas não coabitam (2Co 6.14-16). O domínio de Satanás é rompido na conversão, e a presença do Espírito em nós é contínua e santificadora. O comparativo que a ILW faz quanto a natureza pecaminosa ser um injeção da natureza satânica no homem gera muitos conflitos teológicos. Inclusive, no Novo Testamento comentado pela ILW tem afirmações de Lee sobre essa teologia espúria em que trago vários apontamentos: https://anti-heresias.blogspot.com/2010/08/novo-testamento-versao-restauracao.html 

Tal doutrina leva ao abismo final de que Jesus tornou-se Satanás na cruz: "Quando Cristo estava na cruz, Ele era um homem à semelhança da serpente. A serpente é Satanás, o diabo, o inimigo de Deus, mas Cristo Se encarnou como homem, tendo até a semelhança da carne pecaminosa, que é a semelhança de Satanás. O homem foi feito puro, mas um dia Satanás entrou no homem para possuí-lo. Satanás estava contente, pensando que fora bem-sucedido ao tomar posse do homem. Deus, então, revestiu-se do homem que tinha Satanás dentro de si". (O Homem e as Duas Árvores, Witness Lee. Editora Fonte da Vida, p.10). Essa interpretação é altamente controversa porque, ao afirmar que a "carne pecaminosa é a semelhança de Satanás" e que Cristo Se tornou a "semelhança da serpente" (que é Satanás), a linguagem parece ligar Cristo ao Diabo de uma forma que é inaceitável para a maioria da teologia cristã.

3. Batismo nas Águas como Purificação de Pecados, Regeneração e Salvação

Witness Lee também ensinou que o batismo não é apenas simbólico, mas que efetivamente purifica os pecados do crente, trazendo regeneração e salvação.

"A água lava os pecados. Sem o batismo, os pecados ainda permanecem." (LEE, Witness. Life-Study of Acts). 
 
"Tal palavra indica claramente que para ser regenerado e entrar no reino de Deus, é preciso nascer, não só do Espírito, mas também da água. Por isso, o batismo é uma condição para a regeneração e a entrada no reino de Deus" (Lições da Verdade. Nível Um, Witness Lee. Editora Fonte da Vida. Edição 1987, p.92).
 
"A água é não só o símbolo do batismo, mas também o meio da salvação". (Lição da Verdade - Nível Um, Witness Lee. Editora Fonte da Vida. Edição 1987, p.86). 

Posicionamento Evangélico: Essa compreensão confirma a crença da "regeneração batismal", rejeitada pela maioria dos evangélicos, que veem o batismo como um símbolo externo de uma realidade já ocorrida internamente pela fé (Ef 2.8-9; Rm 6.3-4). O batismo é um ato de obediência e testemunho público da fé, não um meio de salvação ou purificação literal.
 
4. O Problema do Localismo Eclesiológico

Uma doutrina central da Igreja Local é o chamado "localismo", que afirma que em cada cidade deve haver apenas uma igreja local, sem denominações. Eles rejeitam as divisões denominacionais e declaram que apenas sua prática eclesiástica expressa corretamente a unidade do Corpo de Cristo.

"Não há base bíblica para mais de uma igreja em uma cidade. A igreja local é a única expressão legítima do Corpo de Cristo naquele lugar." (LEE, Witness. The Practical Expression of the Church)

Na prática, essa doutrina tende à exclusividade e ao sectarismo, considerando ilegítimas todas as demais expressões cristãs que não adotam sua estrutura. Isso pode levar à desvalorização de outras igrejas genuinamente bíblicas e ao isolamento do corpo de Cristo global.

Posicionamento Evangélico: A teologia evangélica reconhece a diversidade de denominações como expressão legítima de variedade de dons, culturas e ênfases teológicas, desde que haja fidelidade ao evangelho (1Co 12.4-6; Ef 4.11-13). A unidade do Corpo de Cristo é espiritual e doutrinária, não meramente geográfica ou estrutural. O exclusivismo localista, portanto, não reflete o Novo Testamento em sua totalidade. Aqui no blog já publiquei matéria sobre a problemática que você pode ler aqui: https://anti-heresias.blogspot.com/2017/05/e-mail-que-calou-localista.html

Considerações Finais

A Igreja Local de Witness Lee se apresenta como uma expressão do cristianismo, mas suas doutrinas levantam sérias preocupações quanto à fidelidade bíblica e doutrinária. Seja por sua concepção distorcida da Trindade, por suas distorções em antropologia, cristologia, soteriologia e eclesiologia, o movimento deve ser avaliado com discernimento e sob a luz da Escritura. E por causa do seu persistente ensino do localismo com evidente exclusivismo religioso em que se mostra isolada das demais igrejas evangélicas, tomando uma postura comum de uma seita. Veja isso em outra matéria em que abordo essa questão da ILW ser assim: https://anti-heresias.blogspot.com/2008/11/igreja-local-de-witness-lee-uma-seita.html A declaração a seguir gera uma forte conclusão de se tratar de um movimento sectarista: 
 
"O catolicismo romano e o protestantismo, assim como o judaísmo, estão todos nessa categoria, tornando-se uma organização de Satanás, como seu instrumento para danificar a economia de Deus (Apocalipse - Versão Restauração, Witness Lee. Editora Fonte da Vida. 1a edição - 1987, p.28).
 
Reflexão:

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." (1Jo 4.1).

Referências Bibliográficas:


LEE, Witness. Life-Study of Romans. Anaheim: Living Stream Ministry.

LEE, Witness. Life-Study of Acts. Anaheim: Living Stream Ministry.

LEE, Witness. The Experience of Life. Anaheim: Living Stream Ministry.

Bíblia Sagrada. Almeida Revista e Atualizada.

ERICKSON, Millard J. Teologia Sistemática. Vida Nova.

GEISLER, Norman. Enciclopédia de Apologética. Vida.

INSTITUTO CRISTÃO DE PESQUISAS - ICP. Série Apologética - Volume 1.

Revisão ortográfica e teológica: chatGPT

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