segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

UM ALERTA PARA JOVENS AVENTUREIROS DE CALVINISMO

 
 
Tenho visto alguns jovens se mudarem das igrejas cristãs de denominações evangélicas diversas para igrejas reformadas ou calvinistas. Digo "reformadas" porque esse título, por mais que venhamos a explicar aqui que se trata da "reforma protestante" ou ao "protestantismo" ou as "cinco solas da reforma", o fato é que os calvinistas se apoderaram desse substantivo de forma que, quem não é calvinista não é reformado. Bom eu não vou entrar aqui nessa discussão.

O objetivo desta postagem do blog aqui é alertar essa galera juvenil que fazem migração não por conhecimento de causa, mas por outras interesses, tais como: proselitismo, coleguismo, modinhas de juventude, conveniência, pragmatismo utilitário, etc. Portanto, para esse fim, trago aqui citações de documentos importantes, fundamentais do calvinismo. E faço isso usando uma forma bem catequética de perguntas e respostas. Vamos lá.
 

Deus é bom? O Deus que eu sirvo sim. O Deus da Bíblia sim. Agora o Deus das Institutas de Calvino fica para você responder. Pois Ele decretou o Diabo e os demônios serem o que são por sua vontade. Enfim, o resto vocês concluem.

Fonte: Livro 3 capítulo 23 parágrafo 4. Por John Calvino.

Compilação do texto: "Paulo dar o nome de eleitos aos anjos que mantiveram sua integridade. Se sua firmeza, isto é, a firmeza dos anjos eleitos era devida a boa vontade de Deus, a revolta dos outros anjos prova que foram abandonados, disto nenhuma outra causa pode ser alegada além da reprovação, que está escondida no conselho secreto de Deus".

Reflexão: Se você diz ser "Calvinista" ou "Reformado" e nunca leu as Institutas, você deveria pelo menos ler essa obra antes de fazer tal afirmação. Se você, em sã consciência, se sente bem com esse texto, fique a vontade. Não que "sentir bem" seja a base da fé cristã. Mas digo isso no que diz respeito a semelhança de Deus que está dentro de todos nós (Tiago 3.9). Que se destacam aqui no caso o nosso senso moral de justiça, bondade e amor. Que embora não seja do nível do caráter perfeito de Deus, por cláusula do menor para o maior, o caráter dele é imensamente superior, porém jamais diferente.
 

QUAL A ORIGEM DO MAL?
 
Adão caiu porque não tinha a virtude da perseverança ou porque Deus retirou dele essa virtude? Ele caiu porque quis ou porque Deus decretou que ele caísse?
 
Calvino responde para você:

"O homem, isto é, Adão antes da Queda, possuía livre arbítrio, por meio do qual poderia alcançar a vida eterna. Podia pois Adão, se quisesse, permanecer como fora criado. E não caiu se não por sua própria vontade. Mas como sua vontade era flexível, tanto para um lado quanto para o outro, e não possuía a constância para perseverar, ele caiu tão facilmente. Porque Deus não lhe deu a virtude da perseverança, esta oculta em seu conselho. A nós cabe saber com sobriedade". Livro 1 capítulo 15 parágrafo 8.
 
 
 
"Nada poderá negar que Deus soube, antes de criar o homem, o fim que haveria de ter. E que o soube porque seu conselho assim o havia ordenado. Deus não somente previu a Queda do primeiro homem, e com ela a ruína de toda a sua posteridade, mas assim o ordenou". Livro 3 capítulo 23 parágrafo 7.

Reflexão: Você que se diz "calvinista" ou "reformado", deveria ler as Institutas de Calvino. Não porque tá na moda essas palavras e que você quer ser "o da hora" para os amigos. Mas porque você admite convictamente que Deus é a origem do mal. Admite que o ser humano é a alavanca que Deus move a pedra da bagaceira do mundo. E no fim a culpa é da alavanca! Tá confortável para você isso? Então que bom para você!!!

QUEM É A CRIATURA ELEITA POR DEUS À NÃO IR PARA O INFERNO?


"Então ele dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Malditos, afastai-vos de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos. [...] E eles irão para o castigo eterno, mas os justos irão para a vida eterna". Mateus 25.41,46 AXXI
 
O Catecismo Maior de Westminster (p.19) responde:

"Pergunta 13. O que decretou Deus especialmente com referência aos anjos e aos homens?
Resposta: Deus, por um decreto eterno e imutável, unicamente do seu amor e para patentear a sua gloriosa graça, que tinha de ser manifestada em tempo devido, elegeu alguns anjos para a glória e, em Cristo, escolheu alguns homens para a vida eterna e os meios de consegui-la; e também, segundo o seu soberano poder e conselho inescrutável de sua própria vontade (pela qual ele concede, ou não, os seus favores conforme lhe apraz), deixou e predestinou os mais à desonra e à ira, que lhes serão infligidas por causa dos seus pecados, para patentar a glória da sua justiça".


Reflexão: Você jovem, calvinista aventureiro, que tem alguns sobrinhos bebês em sua família, fique ciente de que alguns deles poderão estar predestinados para o inferno. E não tem ninguém da sua família e nem você que mude isso. Porque isso já está definido desde a eternidade. Fique ciente que dentro de sua família, alguns deles foram predestinados para desonra e ira divina. Se você tá de boa com esse entendimento, siga em frente! Mas eu não poderia encerrar aqui sem deixar uma passagem bíblica para você refletir mais um pouco sob a luz da Escritura:

"... quando o Senhor Jesus se revelar do céu com seus anjos poderosos em chama de fogo, punindo os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão como castigo a perdição eterna, longe da presença do Senhor e da glória do seu poder". 2 Tessalonicences 1.7-9 AXXI. 
 
Reflita sobre essa passagem mediante o que foi citado até aqui. É isso mesmo que você acredita? Que Deus "deixou e predestinou os mais" para esse fim sendo que a Bíblia diz aqui "punindo os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho"? Veja bem! Essas pessoas estão sendo punidas porque Deus simplesmente decretou assim! Pois se fossem eleitas conheceriam a Deus e obedeceriam ao Evangelho de Jesus Cristo. Estas pessoas "sofrerão como castigo a perdição eterna" e ficarão "longe da presença do Senhor" porque Jesus não aplicou eficazmente a redenção e não foram habilitados pelo Espírito Santo a crer em Cristo. Agora aqui nessa passagem bíblica o mesmo Jesus sentencia essas pessoas.

"Pergunta 59. Quem são feitos participantes da redenção mediante Cristo?
Resposta: A redenção é aplicada e eficazmente comunicada a todos aqueles para quem Cristo a adquiriu, os quais são, nesta vida, habilitados pelo Espírito Santo a crer em Cristo, conforme o Evangelho". (idem p.70).
 
 
CONCLUSÃO

Talvez você esteja dizendo aí do outro lado da tela: mas existe o calvinismo moderado. Sério? Você já estudou sobre o lapsarianismo? Se você estudar sobre esse assunto vai perceber que todo o calvinismo é baseado nos decretos divinos e não em "permissão divina", alguns calvinistas fazem uso do termo "permissão" por puro eufemismo. Entretanto, dentro do lapsarianismo, descobrimos que não existe diferenças entre o calvinismo. O que muda de um tipo de calvinismo para o outro é a ordem dos decretos. Veja:

O supralapsarianismo: Eleição, criação, queda e redenção
O sublapsarianismo: Criação, eleição, queda e redenção.
O infralapsarianismo: Criação, queda, eleição e redenção
 
Se você quer saber mais sobre lapsarianismo abra o slide de tema: LAPSARIANISMO SOB PERSPECTIVA SOTERIOLÓGICA que publiquei disponível nesse link de nuvem do nosso blog: 
 
 
Que todos reflitam bem. Até a próxima postagem!

Nenhum comentário: