Muita gente não Evangélica e não cristã pensa que as Testemunhas de Jeová se tratam de um mesmo segmento. Na imprensa e noutras mídias no geral infelizmente fazem essa mistura. Na verdade, as Testemunhas de Jeová é uma facção do protestantismo evangélico. Onde Charles Taze Russell (1852-1916), dissidente da Igreja Presbiteriana, deu início junto com amigos ao pequeno grupo conhecido como “Estudantes da Bíblia”. Foi ele quem começou a publicar a conhecida revista tão distribuída pelas Testemunhas de Jeová hoje: A Sentinela.
Sem mais delongas, o fato é que há grandes diferenças sim entre Evangélicos e as Testemunhas de Jeová. Com o objetivo de esclarecer e informar ao público da internet deixo abaixo algumas dessas diferenças:
NO QUE CRÊ AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE O NOME DE DEUS?
Acreditam que Deus tem vários títulos, mas apenas um nome. O nome é JEOVÁ. Acusam que das Bíblias foi retirado e substituído pelos títulos SENHOR ou DEUS. Mas quando se escreveu a Bíblia, o nome JEOVÁ tinha umas 7.000 ocorrências (Cf. brochura “O que Deus Requer de Nós?”, p.4, 2o parágrafo). Fazem deste nome uma doutrina vital, que difere os verdadeiros adoradores (as Testemunhas de Jeová) dos falsos adoradores (as demais denominações cristãs e não cristãs). Transformando o assunto em um cavalo de batalha contra os Evangélicos.
Todavia, as próprias Testemunhas de Jeová tem dúvidas quanto a pronúncia correta da palavra, se é Jeová, Iahweh ou Javé: “... Não se sabe exatamente como era pronunciado, embora alguns eruditos achem que “Javé” (“Iahweh”) seja a forma correta. No entanto, a forma “Jeová” já está em uso por muitos séculos e é a mais conhecida.” (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, p.43 v.23). Ainda: “... devemos usar o nome de Deus, embora não o pronunciemos exatamente (?)... Ora, usamos os nomes de outras pessoas na Bíblia, embora não os pronunciemos assim como foram... no hebraico original...” (p.43,44 v.24).
NO QUE CRÊ A IGREJA EVANGÉLICA SOBRE A QUESTÃO DO NOME DE DEUS?
Já os Evangélicos, acreditam que só existe um nome que foi dado entre os homens que importa na salvação: JESUS (At.4.11,12). Quando o confessamos somos salvos (Lc.12.8; Rm.10.9). O nome JESUS é a forma portuguesa do grego “Iesous”, usado 1.139 vezes no N.T. grego por seus discípulos (ex.: Lc.1.31), também usado na LXX, equivalente do hebraico “Yehoshua” (Zc.6.11) ou “Yeshua” (Ed.3.2), suas vogais são originais e seu nome é pronunciável.
Porém, o nome JEOVÁ, segundo teólogos Evangélicos, vem do hebraico “Yehovah”, que só aparece em 1518 d.C. É uma palavra híbrida, suas vogais e,o,a são emprestadas de outras palavras (`Adonay: Senhor e `Elohiym: Deus) inseridas nas consoantes YHVH.
Do hebraico transliteramos Yehudah (português: Judá), do hebraico transliteramos `Adam (português: Adão), do hebraico transliteramos Yisra`el (português: Israel) e etc. Já do nome hebraico indicado como o nome de Deus transliteramos YHVH (português: JHVH/IHVH). Isso ocorre porque as vogais se perderam. Segundo teólogos Evangélicos o hebraico bíblico original não continha as vogais. O sistema de vogais que passaram a representar em escrita foi criado posteriormente aos tempos bíblicos pelos conhecidos Massoretas. Assim, a pronúncia desse nome divino é impossível sem as vogais originais que eram usadas, como ocorre com as demais palavras hebraicas. Onde as vogais são conhecidas. Por isso, os tradutores das Bíblias Evangélicas substituíram as consoantes impronunciáveis do nome divino YHVH por SENHOR nas Bíblias ARA/NVI ou por “o Eterno” na NTLH. Na Bíblia ARC traduz Senhor, mas ainda mantém em alguns trechos a palavra híbrida Jeová.
NO QUE ACREDITA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE O ESPÍRITO SANTO?
O Espírito Santo é uma força controlada que Jeová usa para realizar variedades de propósitos. Deus usa essa “força ativa” para criar, para esclarecer seus servos, para energizar as pessoas para serem encorajadas, para executar seus juízos e etc. (brochura “Deve-se Crer na Trindade?”, p.20-22).
NO QUE ACREDITA OS EVANGÉLICOS SOBRE O ESPÍRITO SANTO?
Segundo teólogos Evangélicos, o Espírito Santo é um ser pessoal (Conforme as seguintes passagens bíblicas: Lc.12.12; Jo.14.26; 16.13,14; Ef.4.30). Ele é a terceira “pessoa” da Trindade (Cf. Mt.28.19). Ele é o “outro Ajudador” (Cf. Jo.14.16 na TNM). Segundo teólogos evangélicos, vem do texto original “allos parakletos”. Onde a palavra grega “allos” quer dizer “outro do mesmo tipo” e a palavra “paracletos” significa “advogado” ou “assistente em questões jurídicas”. Ora, se Jesus é um Ajudador (Cf. 1Jo.2.1 TNM), logo o Espírito Santo é o outro Ajudador. Isto é, alguém semelhante a Jesus: Em divindade (Cf. Jo.1.1), em personalidade (Cf. Mt.9.35) e em poder (Cf. Mt.28.18).
Para os apologistas Evangélicos é inconcebível o Espírito Santo ser intitulado de "espírito" como Deus Pai é intitulado assim (Cf. Jo.4.24) os demônios também (Cf. Lc.4.33) que são considerados seres pessoais e o Espírito Santo não ser (Cf. 2Co.3.17).
NO QUE ACREDITA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE DIVINDADES?
As Testemunhas de Jeová acreditam na existência de vários deuses. Sendo Jesus um deus poderoso, Satanás outro deus, os anjos são deuses e os juízes humanos também (Cf. brochura “Deve-se Crer na Trindade?” p.28). Porém, só adoram o Deus Todo-poderoso chamado Jeová, de quem eles são testemunhas. Pensamento muito parecido com uma crença do politeísmo chamada: henoteísmo. Entretanto, atacam os Evangélicos afirmando que a doutrina da Trindade não consta na Bíblia e que traíram a Deus e a Bíblia (Cf. brochura “Qual é o Objetivo da Vida?” p.16-18). Porém, o texto de Isaías 44.6 é bem incisivo quanto a crença em outros deuses: "Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus".
NO QUE ACREDITA OS EVANGÉLICOS SOBRE DIVINDADES?
Os Evangélicos acreditam na existência de um único Deus, chamada pela teologia de monoteísmo (Is.44.6; Dt.6.4), e este Deus eternamente subsistente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Cf. Mt.3.16,17; 28.19), definidas pela igreja como Trindade: uma unidade composta de Deus (Cf. Jo.10.30; 17.21; Jo.14.16, 1Jo.5.6,8), palavra semelhante ao termo hebraico “echad” (um, único, coletividade) representando uma unidade composta (exemplos: Nm.13.23; Dt.6.4; Gn.41.25). O contrário do termo hebraico “Yachid” (único, solitário, unigênito) que representa uma unidade absoluta (exemplos: Jr.6.26; Sl.25.16; Zc.12.10). Os teólogos Evangélicos afirmam não crer em três deuses, mas três pessoas. Realmente a crença em três deuses é chamada de “triteísmo” e não de Trindade. Que quer dizer "três pessoas na divindade".
NO QUE ACREDITA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE A ALMA?
Para as Testemunhas de Jeová, atualmente, a alma não sobrevive a morte do corpo. Não existe mais nada além do túmulo segundo a Sociedade Torre de Vigia - STV (Cf. A verdade que Conduz a Vida Eterna, p.37/9). A alma humana é o próprio homem e não um elemento distinto do corpo humano (Cf. A verdade que Conduz a Vida Eterna, p.36/6). A vida após a morte para as Testemunhas de Jeová se restringe apenas para os pertencentes ao grupo chamado "ungidos", desde 1935 a STV passou a não falar mais sobre vida após a morte. A possibilidade de "existir entre a morte e o milênio é benefício exclusivo dos 144.000". Uma vez que 99% das Testemunhas de Jeová atualmente são nascidas posterior a 1935, não se incluem no grupo dos "ungidos" ou "os 144.000". Pois o público majoritário são pertencentes a outro grupo, o chamado de "outras ovelhas" ou "grande multidão". Fruto da interpretação do pioneiro da STV: Rutheford, sucessor de Russell, fundador do cognome antigo: Estudantes da Bíblia. Que posteriormente Rutheford passou a chamá-los de Testemunhas de Jeova*.
NO QUE ACREDITA OS EVANGÉLICOS SOBRE A ALMA?
Para teólogos Evangélicos, a alma humana sobrevive após a morte do corpo. Doutrina bíblica conhecida como imortalidade da alma (Cf. Mt.10.28; Ap.6.9,10; Lc.16.22; Ec.12.7; Mt.17.3; Lc.23.43). Deus é o único que possui a imortalidade (1Tm.6.16). Mas não é o único ser imortal. O homem e também os anjos são criaturas imortais. Os apologistas Evangélicos afirmam que as próprias Testemunhas de Jeová dizem que a Terra nunca acabará (Cf. brochura “O que Deus Requer de Nós ?” p.10, 1o parágrafo). Ora, o que é isso senão uma forma de imortalidade?
Segundo teólogos Evangélicos, o homem é mortal quanto ao corpo, por causa do pecado (Rm.6.12; 8.11; 1Co.15.53) e não quanto a alma. Não existem referências bíblicas claras que afirmem isso. O homem possui os elementos: espírito, alma e corpo. Sendo os dois primeiros elementos de natureza imortal, imaterial e distintos do corpo (Cf. 1Pe.2.11; 1Ts.5.23; Hb.4.12; Jó 12.10; 27.3).
Os apologistas Evangélicos alegam que as Testemunhas de Jeová citam versos bíblicos para provarem a mortalidade da alma sem consistência no contexto exegético porque fazem uma interpretação simplória da palavra alma, ignorando o seu vasto léxico nas línguas originais da Bíblia. Onde alma pode significar muitas coisas: mente, pessoas, vida, elemento imaterial, etc.
Os evangélicos não fazem essa distinção entre classes: "ungidos" e "não ungidos". E creem que todas as bênçãos do Novo Testamento é alcançável a todo o que crer em Jesus Cristo (ver João 5.24). Enfim, os evangélicos pensam como as Testemunhas de Jeová pensavam antes de 1935, que os mortos em Cristo existem entre a morte e por vir.
Sem mais delongas, o fato é que há grandes diferenças sim entre Evangélicos e as Testemunhas de Jeová. Com o objetivo de esclarecer e informar ao público da internet deixo abaixo algumas dessas diferenças:
NO QUE CRÊ AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE O NOME DE DEUS?
Acreditam que Deus tem vários títulos, mas apenas um nome. O nome é JEOVÁ. Acusam que das Bíblias foi retirado e substituído pelos títulos SENHOR ou DEUS. Mas quando se escreveu a Bíblia, o nome JEOVÁ tinha umas 7.000 ocorrências (Cf. brochura “O que Deus Requer de Nós?”, p.4, 2o parágrafo). Fazem deste nome uma doutrina vital, que difere os verdadeiros adoradores (as Testemunhas de Jeová) dos falsos adoradores (as demais denominações cristãs e não cristãs). Transformando o assunto em um cavalo de batalha contra os Evangélicos.
Todavia, as próprias Testemunhas de Jeová tem dúvidas quanto a pronúncia correta da palavra, se é Jeová, Iahweh ou Javé: “... Não se sabe exatamente como era pronunciado, embora alguns eruditos achem que “Javé” (“Iahweh”) seja a forma correta. No entanto, a forma “Jeová” já está em uso por muitos séculos e é a mais conhecida.” (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, p.43 v.23). Ainda: “... devemos usar o nome de Deus, embora não o pronunciemos exatamente (?)... Ora, usamos os nomes de outras pessoas na Bíblia, embora não os pronunciemos assim como foram... no hebraico original...” (p.43,44 v.24).
NO QUE CRÊ A IGREJA EVANGÉLICA SOBRE A QUESTÃO DO NOME DE DEUS?
Já os Evangélicos, acreditam que só existe um nome que foi dado entre os homens que importa na salvação: JESUS (At.4.11,12). Quando o confessamos somos salvos (Lc.12.8; Rm.10.9). O nome JESUS é a forma portuguesa do grego “Iesous”, usado 1.139 vezes no N.T. grego por seus discípulos (ex.: Lc.1.31), também usado na LXX, equivalente do hebraico “Yehoshua” (Zc.6.11) ou “Yeshua” (Ed.3.2), suas vogais são originais e seu nome é pronunciável.
Porém, o nome JEOVÁ, segundo teólogos Evangélicos, vem do hebraico “Yehovah”, que só aparece em 1518 d.C. É uma palavra híbrida, suas vogais e,o,a são emprestadas de outras palavras (`Adonay: Senhor e `Elohiym: Deus) inseridas nas consoantes YHVH.
Do hebraico transliteramos Yehudah (português: Judá), do hebraico transliteramos `Adam (português: Adão), do hebraico transliteramos Yisra`el (português: Israel) e etc. Já do nome hebraico indicado como o nome de Deus transliteramos YHVH (português: JHVH/IHVH). Isso ocorre porque as vogais se perderam. Segundo teólogos Evangélicos o hebraico bíblico original não continha as vogais. O sistema de vogais que passaram a representar em escrita foi criado posteriormente aos tempos bíblicos pelos conhecidos Massoretas. Assim, a pronúncia desse nome divino é impossível sem as vogais originais que eram usadas, como ocorre com as demais palavras hebraicas. Onde as vogais são conhecidas. Por isso, os tradutores das Bíblias Evangélicas substituíram as consoantes impronunciáveis do nome divino YHVH por SENHOR nas Bíblias ARA/NVI ou por “o Eterno” na NTLH. Na Bíblia ARC traduz Senhor, mas ainda mantém em alguns trechos a palavra híbrida Jeová.
NO QUE ACREDITA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE O ESPÍRITO SANTO?
O Espírito Santo é uma força controlada que Jeová usa para realizar variedades de propósitos. Deus usa essa “força ativa” para criar, para esclarecer seus servos, para energizar as pessoas para serem encorajadas, para executar seus juízos e etc. (brochura “Deve-se Crer na Trindade?”, p.20-22).
NO QUE ACREDITA OS EVANGÉLICOS SOBRE O ESPÍRITO SANTO?
Segundo teólogos Evangélicos, o Espírito Santo é um ser pessoal (Conforme as seguintes passagens bíblicas: Lc.12.12; Jo.14.26; 16.13,14; Ef.4.30). Ele é a terceira “pessoa” da Trindade (Cf. Mt.28.19). Ele é o “outro Ajudador” (Cf. Jo.14.16 na TNM). Segundo teólogos evangélicos, vem do texto original “allos parakletos”. Onde a palavra grega “allos” quer dizer “outro do mesmo tipo” e a palavra “paracletos” significa “advogado” ou “assistente em questões jurídicas”. Ora, se Jesus é um Ajudador (Cf. 1Jo.2.1 TNM), logo o Espírito Santo é o outro Ajudador. Isto é, alguém semelhante a Jesus: Em divindade (Cf. Jo.1.1), em personalidade (Cf. Mt.9.35) e em poder (Cf. Mt.28.18).
Para os apologistas Evangélicos é inconcebível o Espírito Santo ser intitulado de "espírito" como Deus Pai é intitulado assim (Cf. Jo.4.24) os demônios também (Cf. Lc.4.33) que são considerados seres pessoais e o Espírito Santo não ser (Cf. 2Co.3.17).
NO QUE ACREDITA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE DIVINDADES?
As Testemunhas de Jeová acreditam na existência de vários deuses. Sendo Jesus um deus poderoso, Satanás outro deus, os anjos são deuses e os juízes humanos também (Cf. brochura “Deve-se Crer na Trindade?” p.28). Porém, só adoram o Deus Todo-poderoso chamado Jeová, de quem eles são testemunhas. Pensamento muito parecido com uma crença do politeísmo chamada: henoteísmo. Entretanto, atacam os Evangélicos afirmando que a doutrina da Trindade não consta na Bíblia e que traíram a Deus e a Bíblia (Cf. brochura “Qual é o Objetivo da Vida?” p.16-18). Porém, o texto de Isaías 44.6 é bem incisivo quanto a crença em outros deuses: "Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus".
NO QUE ACREDITA OS EVANGÉLICOS SOBRE DIVINDADES?
Os Evangélicos acreditam na existência de um único Deus, chamada pela teologia de monoteísmo (Is.44.6; Dt.6.4), e este Deus eternamente subsistente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Cf. Mt.3.16,17; 28.19), definidas pela igreja como Trindade: uma unidade composta de Deus (Cf. Jo.10.30; 17.21; Jo.14.16, 1Jo.5.6,8), palavra semelhante ao termo hebraico “echad” (um, único, coletividade) representando uma unidade composta (exemplos: Nm.13.23; Dt.6.4; Gn.41.25). O contrário do termo hebraico “Yachid” (único, solitário, unigênito) que representa uma unidade absoluta (exemplos: Jr.6.26; Sl.25.16; Zc.12.10). Os teólogos Evangélicos afirmam não crer em três deuses, mas três pessoas. Realmente a crença em três deuses é chamada de “triteísmo” e não de Trindade. Que quer dizer "três pessoas na divindade".
NO QUE ACREDITA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE A ALMA?
Para as Testemunhas de Jeová, atualmente, a alma não sobrevive a morte do corpo. Não existe mais nada além do túmulo segundo a Sociedade Torre de Vigia - STV (Cf. A verdade que Conduz a Vida Eterna, p.37/9). A alma humana é o próprio homem e não um elemento distinto do corpo humano (Cf. A verdade que Conduz a Vida Eterna, p.36/6). A vida após a morte para as Testemunhas de Jeová se restringe apenas para os pertencentes ao grupo chamado "ungidos", desde 1935 a STV passou a não falar mais sobre vida após a morte. A possibilidade de "existir entre a morte e o milênio é benefício exclusivo dos 144.000". Uma vez que 99% das Testemunhas de Jeová atualmente são nascidas posterior a 1935, não se incluem no grupo dos "ungidos" ou "os 144.000". Pois o público majoritário são pertencentes a outro grupo, o chamado de "outras ovelhas" ou "grande multidão". Fruto da interpretação do pioneiro da STV: Rutheford, sucessor de Russell, fundador do cognome antigo: Estudantes da Bíblia. Que posteriormente Rutheford passou a chamá-los de Testemunhas de Jeova*.
NO QUE ACREDITA OS EVANGÉLICOS SOBRE A ALMA?
Para teólogos Evangélicos, a alma humana sobrevive após a morte do corpo. Doutrina bíblica conhecida como imortalidade da alma (Cf. Mt.10.28; Ap.6.9,10; Lc.16.22; Ec.12.7; Mt.17.3; Lc.23.43). Deus é o único que possui a imortalidade (1Tm.6.16). Mas não é o único ser imortal. O homem e também os anjos são criaturas imortais. Os apologistas Evangélicos afirmam que as próprias Testemunhas de Jeová dizem que a Terra nunca acabará (Cf. brochura “O que Deus Requer de Nós ?” p.10, 1o parágrafo). Ora, o que é isso senão uma forma de imortalidade?
Segundo teólogos Evangélicos, o homem é mortal quanto ao corpo, por causa do pecado (Rm.6.12; 8.11; 1Co.15.53) e não quanto a alma. Não existem referências bíblicas claras que afirmem isso. O homem possui os elementos: espírito, alma e corpo. Sendo os dois primeiros elementos de natureza imortal, imaterial e distintos do corpo (Cf. 1Pe.2.11; 1Ts.5.23; Hb.4.12; Jó 12.10; 27.3).
Os apologistas Evangélicos alegam que as Testemunhas de Jeová citam versos bíblicos para provarem a mortalidade da alma sem consistência no contexto exegético porque fazem uma interpretação simplória da palavra alma, ignorando o seu vasto léxico nas línguas originais da Bíblia. Onde alma pode significar muitas coisas: mente, pessoas, vida, elemento imaterial, etc.
Os evangélicos não fazem essa distinção entre classes: "ungidos" e "não ungidos". E creem que todas as bênçãos do Novo Testamento é alcançável a todo o que crer em Jesus Cristo (ver João 5.24). Enfim, os evangélicos pensam como as Testemunhas de Jeová pensavam antes de 1935, que os mortos em Cristo existem entre a morte e por vir.
Entretanto, meu intuito aqui jamais será de desdenhar da fé alheia, nem incitar o ódio. Ainda que discordemos firmemente desta crença, reiteramos nosso respeito às pessoas que a professam, e afirmamos o evangelho como o caminho de salvação.
* Breve resenha de páginas do livro Razões Para Crer, p. 337-339. Texto de Jim Valentine e Eric Pement. Editora CPAD. Edição Norman Geisler e Chad Meister.
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