sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ORAR NO MONTE. É BÍBLICO? É CRISTÃO?



Sempre ouvi amigos falarem de idas aos montes para orar. Até me fizeram convites. Mas, nunca me senti motivado para ir. Não que eu não goste de orar, mas sempre acreditei na Bíblia, ela me diz que Deus é onipresente, e por isso percebo e sinto sua presença em qualquer lugar. E creio que em qualquer lugar que eu orar, Deus vai me ouvir. Essa era a minha opinião mais amistosa sobre o assunto. Mas, foi mudando para mais refutante quando passei a analisar com mais atenção esse comportamento religioso evangélico que tem ganho muitos devotos dia após dia. Vamos ao resultado dessa análise a seguir:

* Pude perceber que as pessoas adeptas dessa prática trocam suas idas a Escola Bíblica Dominical; os cultos em suas congregações, para estarem em montes orando;

* Pude observar algo estranho ao verdadeiro evangelho no relato das pessoas que vão a esse local, dizem: “Eu fui muito abençoado por Deus quando passei a frequentar o monte”. Outros dizem: “No monte agente sente melhor a presença de Deus”. Ainda outros dizem: “No monte nós temos mais liberdade para orar”;

* Analisando os relatos das pessoas que frequentam esse lugar. Os que mais se destacam é que as pessoas vão subindo monte tipo uma peregrinação ou romaria católica. No local propriamente dito, as pessoas rodam, pulam, saltam, fazem sapateados, caem. Alguns concordam com isso, outros não. Já ouvi relatos nada religioso, onde me disseram ver pessoas fornicando ali. Há pessoas sinceras, picaretas e outras que estão lá por outros interesses. Mas, o fato é que todos concordam em está ali.

Por causa desses motivos passei então a levantar alguns questionamentos: Essa prática é bíblica? Existe algo similar no mundo religioso que explique tal prática?

Respondendo aos questionamentos encontro respostas nada animadoras aos que gostam de orar no monte e preciso relatar aqui. E como cristão bíblico e que busco uma ortodoxia bíblica e cristã descubro que esses montes acabam se tornando um monte de heresias. Se não vejamos:

É BÍBLICA ESSA PRÁTICA?

Pelo contexto das Escrituras? Claro que não. O que há são versículos que se isolados servirão de pretexto para tal prática. Mas, todo bom cristão que estuda a Bíblia e a tem como regra de fé e conduta cristã vai interpretá-la dentro de seu contexto. Por exemplo, os adeptos dessa prática religiosa usam da afirmação de que Jesus procurava os montes para orar. Bem como Moisés também. Analisemos alguns desses trechos da Bíblia:

“Tendo-as despedido, subiu ao monte para orar à parte. Ao anoitecer, estava ali sozinho”. (Mt.14.23). Observe que Jesus aqui procura o monte para orar, mas quando nos ensina a orar ele diz: “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. (Mt.6.6). Buscando luz no contexto do livro de Mateus chegamos a conclusão que Jesus não manda ninguém orar no monte. Ele foi orar no monte provavelmente por que a multidão não lhe deixava sossegado para orar em outro lugar. Em momento algum Jesus atribui ao monte alguma coisa sagrada.

E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu”. (Êx.19.20). Observe nesse caso que Deus se faz presente no monte e chama Moisés a subir para um encontro que tem propósitos divinos. Se você for para o capítulo seguinte verá que Deus entrega a Moisés os mandamentos (Êx.20.1-17). Em fim, em parte alguma da Bíblia vemos Deus mandar pessoas se reunirem em montes para orarem. Não há nenhuma ordem expressa nas Escrituras que mande o cristão orar no monte. Não tem propósito divino algum nisso.

O fato é que biblicamente, esse comportamento de que no monte Deus se faz mais presente é errado. Esse pessoal nunca leu o Salmo 139? Lá está escrito:

Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”. (idem v.8-10). Jesus disse: “Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt.18.20). Ora, Jesus não disse onde, o foco de sua presença está nas pessoas e não no lugar. Paulo escreveu: “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. (1Co.6.19). Todo cristão é morada de Deus, templo do Espírito Santo. Então por que buscar um lugar místico? De onde vem isso? A resposta desse questionamento se ressalta aqui nossa próxima pergunta: Existe algo similar no mundo religioso que explique tal prática?

DE ONDE VEM ESSA PRÁTICA?

Como diz a Bíblia: “O que tem sido, isso é o que há de ser; e o que se tem feito, isso se tornará a fazer; nada há que seja novo debaixo do sol”. (Ec.1.9). Não tem novidade na terra, essa prática assemelhasse ao paganismo religioso bem antigo, conhecida como “totemismo”. Descobrimos essa prática quando vamos cursar o bacharelado em teologia onde nos deparamos com o “comportamento religioso”, cadeira conhecida como “psicologia da religião”. O prefixo “totem” designa qualquer objeto, clã, coisa, animal ou planta que seja cultuado como divindade ou que se atribui como lugar mistico. “Totem” tem a representação de um brasão, símbolo ou talismã (amuleto, fetiche). O sufixo “ismo” é a tendência para tal prática. A prática de orar nos montes tem semelhanças com o totemismo. Isso porque o lugar é tido como místico. Tipo, como falei acima na declaração das pessoas que ouvi, onde afirmam serem muito abençoadas por terem frequentado o monte. É como se o lugar operasse milagrosamente e não Deus. Se não fosse o lugar e não Deus tal benção não chegaria. Isso é semelhante a crenças do totemismo. Outra informação relevante é que boa parte das pessoas que frequentam o monte são de segmento neopentecostal. Movimento já refutado por mim no blog ANTI-HERESIAS: Veja; bem como os rituais de oração que ocorre nesses montes regados a giros, pulos, sapateados, quedas ao chão, mais conhecido como “reteté” que também tenho postado no mesmo blog: Veja. O movimento “neopentecostal” tem um flagrante apego ao totemismo não só nas visitas aos montes, mas na consagração do copo com água, e vários objetos em que são introduzidos na prática religiosa desse movimento para realização de seus ritos. O totemismo é uma crença bem antiga assim como o xamanismo, que se assemelha ao reteté. Tudo fonte de alimentação do paganismo e da feitiçaria. Fato esse que me leva a lembrar aquela igreja de Apocalipse muito tolerante a personagem antiga chamada Jezabel. Vejamos o texto: “Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos”. (idem 2.20). Essa igreja (de Tiatira) tinha uma conformação muito grande com aquilo que a mulher Jezabel, personagem citada na Bíblia no AT como mulher religiosa, sacerdotisa do culto ao deus Baal, que tornou-se pedra de tropeço do rei de Israel: Acabe, que foi muito repreendido pelo profeta Elias. Jezabel (sua esposa) praticava o culto a Baal regado a muita feitiçaria. Esses cultos a Baal eram comumente cheios de totemismo. Não precisamos pesquisar muito para encontrar na Bíblia passagens reprovando o povo de Israel se deixando levar para irem aos montes, altos ou outeiros em que havia o totem:

Sacrificam sobre os cumes dos montes; e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, do álamo, e do terebinto, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram”. (Os.4.13);

Ele fez também altos nos montes de Judá, induziu os habitantes de Jerusalém à idolatria e impeliu Judá a prevaricar”. (2Cr.21.11);

Porque também eles edificaram altos, e colunas, e aserins sobre todo alto outeiro e debaixo de toda árvore frondosa”. (1Rs.14.23);

Também oferecia sacrifícios e queimava incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de toda árvore frondosa”. (2Rs.16.4);

Certamente em vão se confia nos outeiros e nas orgias nas montanhas; deveras no Senhor nosso Deus está a salvação de Israel”. (Jr.3.23).

Apocalipse 2.20 fala de “prostituição”. Isso por dois motivos: haviam cultos a baal com prostituição sagrada (1Rs.14.24), muito comum naquela época; e também porque na “prostituição” ocorre “mistura” interpretada como “sincretismo” religioso, algo muito apresentado pelos profetas de Israel em forma figurada como prostituta quando o povo adorava a Yahveh e também aos deuses das nações vizinhas (Os.1.2; Ez.16.25-29). Portanto, a tolerância daquela igreja de Apocalipse não era a essa mulher pois ela existiu a muito tempo antes. Mas, Jesus revela que aquela igreja aceitava frouxamente a prática de alguma coisa ligada a feitiçaria, ao totemismo, ao culto pagão. Tolerava um sincretismo religioso. Isto é, a sua prática religiosa era meio cristã e meio pagã. Semelhantemente, os que vão para esses montes, caem na mesma advertência de Jesus. E por aplicação agem como essa igreja de Apocalipse.

CONCLUSÃO

Os mais sinceros que vão ao monte simplesmente para orar, fica aqui o meu conselho: é muito difícil não se misturar ou concordar com tais práticas. Pois quem cala consente e a Escritura já adverte: “Abstende-vos de toda espécie de mal”. (1Ts.5.22). Aos que se envolvem com tudo isso que tá qui, minhas sinceras admoestações: Arrependei-vos! A Palavra de Deus repreende:

“Ovelhas perdidas têm sido o meu povo; os seus pastores as fizeram errar, e voltar aos montes; de monte para outeiro andaram, esqueceram-se do lugar de seu repouso”. Jeremias 50.6


Artigos relacionados no blog:

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2015/11/existe-dom-de-apostolo-e-profeta-em.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2013/12/a-diferenca-entre-pentecostais-e-neo.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2013/11/a-diferenca-entre-evangelicos-e-novos.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2013/04/interpretacoes-equivocadas-dos-pastores.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2012/05/pecados-de-familia-x-maldicao.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2012/04/bencao-e-maldicao-nas-escrituras-e-os.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2012/03/video-noticia-igreja-universal-e-uma.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2011/11/malafaia-confunde-pentecostlismo-com.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2009/01/objees-bblicas-ao-neopentecostalismo.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2013/04/david-wilkerson-refutando-o-retete.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2011/08/qual-e-o-significado-de-retete.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2011/05/origem-do-retete-e-raiz-do-problema-dos.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2011/05/video-noticia-diante-do-retete.html

Esta postagem foi escolhida para ser publicada no meu livro edição comemorativa do blog Anti-Heresias - 10 anos. Por ser uma das 10 mais visualizadas. E os comentários, até a data de publicação, foram incluídos.




















Stand de vendas

Dúvidas e esclarecimentos escreva para: 
anti-heresias@hotmail.com
Direito de resposta: coloque abaixo seu comentário e aguarde a liberação do moderador do blog.

31 comentários:

Unknown disse...

MUITO ESCLARECEDOR, MAS N~~AO TEM UM MANDAMENTO PROIBINDO DE IR, E NEM UM MANDAMENTO MANDANDO ALGUÉM IR AO MONTE, ENTÃO CONTINUAREI INDO, E SE FOSSE ERRADO, NÃO TERIA RECEBIDO MEU BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NO MONTE, EU PODERIA TER RECEBIDO EM CASA NA IGREJA, MAS O RECEBI NO MONTE ENTÃO DEUS NÃO TEM NADA CONTRA O MONTE, A QUESTÃO É BUSCA- , ALI ESTA ESTÁ ONDE ESTIVER DOIS OU TRÊS REUNIDOS EM SEU NOME(MATEUS 18:20)

Daniel Durand (ThB) disse...

Caro Elias, Deus não se importa em "onde" devemos prestar culto a ele, mas em "como" prestamos. Então, pouco importa o lugar. O que está em refutação aqui é "como" alguns crentes estão adorando a Deus. Se o foco for "onde" perdeu-se a noção do Deus que serve. Pois ele não está limitado ao espaço. Ele é espírito. E se o local é evidenciado como clímax da presença de Deus, então esse adorador não adora em espírito em verdade. É só ler a narrativa de Jesus com a mulher samaritana (João 4). Quando se limita Deus a um lugar esse culto torna-se falso. Pois, Deus é espírito, ele transcende a espaço. Portanto, o monte não é ícone da presença de Deus. Não é bíblico, não porque seja uma heresia, mas porque a Bíblia nos mostra que Deus é imaterial. Sendo o lugar, o "onde" sem importância alguma. Fica na paz.

Unknown disse...

Daniel, você falou, falou, e nada acrescentou. Acredito eu que as pessoas que sobem ao monte, buscam lugar mais isolado onde poderam se expressar da forma que se sentirem melhor. Eu nem iria perder meu tempo comentando todo esse seu relato que nada acrescenta. Mas eu subo ao monte com alegria, e já tive várias e várias experiências no monte, como alguns irmãos amigos meus também já tiveram. Então meu conselho a você é que ao invés de perder seu tempo criando todo esse texto em que não irá acrescentar em nada, procure criar algo para aproximar as pessoas, despertar nas pessoas a necessidade de ser cristão. Por que com tudo isso que você criou, não irá mudar em nada, e por você não ter tido êxito ao subir no monte, não te dá o direito de achar que a verdade está no que você diz. Pois é muito relativo e muito difícil para você falar por todos. Então eu finalizo aqui. Que Deus trata cada um individualmente conforme o teu coração. Deus tem um carinho especial com cada um. E jamais o homem irá explicar Deus.
Deus te abençoe!

Unknown disse...

Só uma pergunta , vc tem uma vida de oração , porque eu só vejo as pessoas que nâo tem vida de oração ,criticando os irmãos que vai no monte,

Daniel Durand (ThB) disse...

Caro Cristiano Vieira, aprendi com a Bíblia a orar sem cessar. Então, não entendo suas palavras "vida de oração"? Agora viver em oração sim. Quanto ao meu texto não é uma crítica aos irmãos que vão orar no monte mas ao totemismo. Se a carapuça lhe serviu, ainda há tempo para sair do paganismo.

Daniel Durand (ThB) disse...

Meu caro MCA eu não tenho que acrescentar nada. Tudo que Deus tem para nos instruir está na Bíblia. E não tenho nada pessoal contra você e nem aos irmãos que vão orar no monte. O que refuto é a prática do totemismo, a religião do mérito e não da graça. O que apresento é o Deus que transcende a locais, espaço, pois ele é espírito (isso é bíblico). O que publico aqui já é uma forma de aproximar os cristãos, de despertar as pessoas para necessidade de serem cristãs (seguidoras de Cristo). Pois, essa polêmica dos montes tem dividido a igreja local, tem levantado uma crença pagã dentro do meio evangélico e isso prejudica a igreja. E Cristo, na conversa que ele tem com a mulher samaritana, liquida a questão. Dentro deste contexto minha publicação desperta as pessoas pra seguir a Cristo e trás unidade, aquilo que não é bíblico é que trás divisão, separação dos cristãos.

Saudações em Cristo.

Unknown disse...

PB. LUIZ CARLOS ME PERDOA ORAR E MUITO IMPORTATE PARA UM CRISTAO NAO IMPORTA O LUGAR SE VOCE SENTIR-SE MAIS NA PRESENÇA DE DEUS EM CASA NA IGREIJA OU NO MONTE ESTE SERA SUE LUGAR DE ORAÇAO O IMPORTANTE E QUE VOCE ESTEJA ORANDO POR ADORAÇAO A DEUS E NAO PORQUE TE CHAMARAO PARA ORAR A ORAÇAO PODE SER PESSOAL OU EM GRUPO O MAIS IMPORTANTE QUE SEJA PARA PIDIR MISERICORDIA DE DEUS PARA OU CONSOLO OU CURA OU AVIVAMENTO PARA AS PESSOAS QUE NESCECITAO E POR INTERMEDIO DELAS DEUS FARA MILAGRES NA SUA VIDA FIQUEM NA PAZ E QUE DEUS VOS ABENÇOE.

valdisonmatos disse...

Daniel Durand,achei muito interessante esse assunto e tenho percebido que é muito difícil as pessoas parar um pouco para analisar o que você está querendo passar.Infelizmente hoje vivemos um cristianismo mascarado, cheio de hipocrisias e muitas sinceras pessoas caem como presas fáceis para as artimanhas do diabo.Muitas pessoas agem na emoção e isso tem levado muitos a ignorância.Sou um cristão que leio bastante a palavra de DEUS e tenho buscado a presença do Espírito Santo para entender na melhor maneira possível. Gostei muito deste tema e para mim servirá para acrescentar para o meu crescimento a vontade de DEUS. A palavra de DEUS tem Que ser pregada doa a Quem doer. Que DEUS continue te usando com ousadia e sabedoria irmão.

Anônimo disse...

Eu acho assim se a pessoa vai ao monte p orar ter um momento só ele e Deus tudo bem agora ir ao monte e dizer q la a presença de Deus e maior eu discordo
pq Deus não escolhe lugar ele sonda o coração .
só p deixar claro não acho certo nem errado,se quer buscar a Deus em espírito e em verdade faça em qualquer lugar

morenosp1 disse...

Amado Daniel a Paz do Senhor. Concordo plenamente com o senhor escreveu e muitas coisas. Eu não era de oração e nem de Monte. Mas sempre fui crente e conscientes do certo e do errado, e com mente aberta a entende muitas coisas. Mas tem coisa que vejo nos montes que fico pasmo. Sei que tudo isso que senhor relata há nos montes. Muitos vão com propósito sem, e a maioria com interesses. Mas realmente aqueles que pagam o preço vão com toda sinceridade de Deus honra. O duro é que realmente virou idolatria. Para alguns se não forem ao monte Deus não os ouvi mas.Se não for no monte não terão Vitória. Isso é errado e onde tudo se torna sacrifício de tolos. Eu confesso vou ao monte, oro no monte, mas sei que Deus ouvirá minhas orações não porque fui ao monte mas porque resolvi fazer um sacrifício maior, mas não tenho isso como via de regra. Mesmo porque oro em casa e na igreja. Tenho orado 10% do meu dia sei que é pouco. Mas para que não conseguia ora 15 minutos. Seu artigo foi bem esclarecedor.
Gostei.
As críticas sempre virão. Esses que criticam certamente são crentes demais, acham também que estão com a razão. Lamentavelmente.

Adm disse...

É claro, certamente que o autor deixa claro que o erro não está no fato de que se ore nos montes, mas no fato de sair por aí certificando que se quiser achar a Deus é PRECISA que seja lá. Aliás, não só com os montes, normalmente hoje é fácil notar diversas"idolatrias" em defesa de algo ou de uma interpretação que é a "única" forma de seguir o divino. E no fim tudo o que vemos é nada mais nada menos que o velho marketing querendo impor notoriedade a uma ou outra denominação, ou igreja querendo ser a mais conhecida e seguida, apenas isso, a vontade do humano a frente da vontade de Criador!!

Everton-Curitiba disse...

Parabéns Pastor Daniel Durand! Uma bênção este esclarecimento para desmascarar as mininices e heresias desta prática que não tem nada a ver com a Palavra do Senhor, é maravilhoso se alimentar de um ensinamento tão guiado pelo Espírito Santo de Nosso Senhor.Que Deus abençoe muito a sua Vida.

Feminino disse...

Que pena você pensar assim. Já fui no monte e foi muito edificante. Na bíblia não diz nada a respeito disso, é verdade! Porém, não impede ninguém de ir. A única coisa que digo é: Mergulhe em sua teologia, se prenda a letra e perca a oportunidade de viver experiências maravilhosas.

lira disse...

Você escreveu com conhecimento da Palavra Daniel Durand ! colaborando com este texto de Mario P. Onde na doutrina dos apóstolos (ou em Atos, que é um livro de transição) é dito que os cristãos devem subir a um monte para orar? Ou que a oração de madrugada tem maior eficácia? Em lugar nenhum. Encontramos os cristãos orando nos mais diferentes lugares (a maioria deles nas cidades), desde um calabouço até um cenáculo (andar superior), passando por casas térreas, beiras de rios e terraços.

À beira rio:
Ats_16:13 E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.

Calabouço:
Ats_16:25 E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

Casa:
Ats_12:12 E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

No cenáculo (andar de cima):
Ats 1:13-14 E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas

Terraço:
Ats_10:9 E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.

Todo lugar:
1Tm_2:8 Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

De dia e de noite:
1Ts_3:10 Orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé?

Mas por que inventaram tal coisa como esse costume de "orar no monte" e de preferência "de madrugada"? Porque o homem religioso gosta de coisas difíceis, de fazer sacrifícios e penitências, porque isso lhe dá a impressão de ter se esforçado para cumprir uma ordenança e ter algum mérito.

lira disse...

Só você não entendeu M CA, Como se passou muito tempo, espero que tenha entendido...não é por nosso ESFORÇO, É PELA GRAÇA DE CRISTO! Graça e paz.

Daniel Durand (ThB) disse...

RESPOSTA DO BLOG A ANA

Minha querida Ana, a "letra" das Escrituras sagradas serão sempre bem vindas em minha vida. Eu não vejo nenhuma prisão na Palavra de Deus, pelo contrário ela é a verdade (cf. Jo.17.17), ela é viva é eficaz (cf. Hb.4.12), ela vive e é permanente (cf. 1Pe.1.23). Agora se você quer se prender a um lugar... problema seu. Meu papel aqui é só alertar, tocar a trombeta de atalaia do Senhor.

Unknown disse...

Concordo que o monte não é um lugar acima de nenhum outro para buscar o nosso Senhor Deus, assim como vejo crentes dizendo que o monte é especial vejo crentes brigando e perseguindo os que vão ao monte orar! Pois digo, não tem nenhuma proibição ou mandamento de ir ao monte! Então no meu entender de acordo com a palavra de DEUS, vejo que se não tem trabalho ou culto na igreja que se congrega as pessoas podem orar onde quiserem monte, onibus ou qualquer lugar! Acredito que se o apóstolo Paulo diz: Sede meus imitadores como eu sou de cristo, não é errado imitar a Cristo as vezes e buscar ao Senhor no monte, assim como em qualquer outro lugar que não gere mal testemunho!

elciocarlos disse...

eu tambem nao concordo em orar em monte,fui uma vez e vi eles queimando uma caixa de papelao com pedidos de oraçao, achei muito mistico, o demonio se manifestou em uma jovem e ninguem conseguiu expulsar,e vi jovens que de vez em quando diziam ir fazer xixi e passavam um tempao as escondidas, prefiro orar no templo e em casa no meu quarto.

Unknown disse...

É verdade que Jesus nao mandou orar no monte, mad tbem é verdade que Jesus manda nao criticar. A oraçao nao depende de onde voce esta, se for sincera será recebida. E para tanto quem se.sente bem orando no monte, em casa, debaixo da ponte, nao exiate uma regra. Mas quem gosta de orar rle buscar a presença de Deus, isso é oque importa. Buscar testos isolafos como o autor para justificar sua posiçao doutrinaria é que se torna heresia. Portanto quem é de oraçao continue orando em qualquer lugar, o Senhor é Onipresente, ENTAO VAMOS ORAR E PARAR DE ESCREVER BOBAGENS.

Unknown disse...

Caro Daniel achei esclarecedor seu post, concordo com suas palavras, qual a diferença de um "crente" considerar o monte santo a um católico crer que o rosário dele é o motivo de receber seu milagre??
Acontece que atualmente o ser humano tem se trancado em várias doutrinas diferente, não há mais separação do povo de Deus e sim entre crente e crente e católicos, quando te perguntam se você "vive em oração", já foi um julgamento lançado, então eu acredito que você deve continuar a ajudar pessoas como eu que querem buscar a Cristo atras do seu evangelho e ignorar aqueles que optam por permanecer na ignorância, deixe Deus te usar fortemente para esclarecer a palavra verdadeira que vem sendo distorcida por doutrinas mundanas!

Daniel Durand (ThB) disse...

Meu caro Delmiro Albuquerque, pelo que vejo é você quem acaba de escrever bobagens. Vejo que você não leu a postagem. Pois eu falo justamente aquilo que você replica aqui: “A oração não depende de onde você estar, se for sincera será recebida”. Ora meu querido, é isso mesmo! Leia a postagem antes de criticar. Que por sinal, faço minhas suas palavras: “vamos orar e parar de escrever bobagens”! Pense no que você disse: “Portanto quem é de oração continue orando em qualquer lugar, o Senhor é Onipresente”. É exatamente isso que eu falo no texto, que Deus não tá preocupado em onde você adora, mas como você adora. Está claro aqui que você não leu o que escrevi. Se leu... é péssimo em interpretação de redação! Que história é essa de texto isolado? Veja o contexto, ou melhor: leia a postagem novamente!

Pr. Edgar Santos disse...

EU SOU PASTOR TENHO CURSO TEOLÓGICO E NADA NADA DISSO MIM IMPEDE DE SUBIR MONTE COM MINHA IGREJA AONDE VOLTAMOS RENOVADOS APOS UM DIA CANSATIVO DE TRABALHO, E QUANDO JESUS FALOU PRA ORAMOS EM NOSSO QUARTO ELE NÃO NADOU E NEM RESTRUGIU A ORAÇÃO A UM SÓ LUGAR, AGORA CADA UM FAÇA SEGUNDO SUA FÉ, NÃO QUER IR NÃO VAI VAR PROBLEMA SEU AGORA NÃO FIQUE POSTANDO BOBAGEM, CRITICANDO AS PESSOAS POIS CADA UM DARA CONTA DE SI MESMO PERANTE DEUS.PAULO DISSE A LETRA MATA MAS O ESPRITO VIVIFICA, POR ISSO OS ALTARES DAS IGREJAS ESTÃO POR AI TUDO MORNO OU MORTO MESMO TEMPLOS CHEIOS DE PESSOAS MAS VAZIOS DA PRESENÇA DE DEUS POIS JÁ NÃO BUSCAM MAS, E COMO JÁ FOI FALO POR ALGUNS QUE MIM ANTECEDERAM SÓ SOBEM MONTE QUEM JÁ TEVE UMA EXPERIENCIA COM COM DEUS.

Daniel Durand (ThB) disse...

Amém pastor Edgar Santos, as pessoas seguem seus princípios, sejam sujos ou limpos, se o sr quer seguir o princípio maquiavélico dos FINS JUSTIFICAM OS MEIOS... siga em frente... como o sr diz aí em seu comentário: "pois cada um dará conta de si mesmo perante Deus".

Hermes N. disse...

Ele refuta no texto dele uma pratica pagã no meio da igreja de hoje, o totenismo, você não leu? Leia o texto novamente irmã pelo jeito você entendeu tudo errado!

Hermes N. disse...

O autor não isolou textos! Ele mostrou textos que mostram o totenismo, inclusive mostrando texto a favor de se isolar e ir orar mesmo sendo no monte, e também textos de advertências sobre as praticas pagãs de adoração a deuses estranhos nos montes! Não existe heresia no texto dele!

Hermes N. disse...

O senhor diz que existe "templos cheios de pessoas mais vazias da presença de Deus" baseado nem quê? No reteté ou na sua suprema revelação e discernimento? Por favor me explica como faço para saber se uma igreja é morta ou morna!

Daniel Durand (ThB) disse...

Uma igreja morta? Não é mais uma igreja.
Uma igreja morna? Aglomeração de pessoas sem de fato terem, em sua maioria, se convertido.
Templos cheios de pessoas mas vazias da presença de Deus, baseado em quê? No conhecimento que se tem de Deus. Se as pessoas tratam Deus como uma força, uma energia, que, quando se manifesta, ficam energizados como médiuns ou espírito afro, com certeza são templos cheios de pessoas vazias do Deus da fé cristã. Pois o Deus do cristianismo não é uma força ou energia, ELE É UMA PESSOA.

Pr. EDSON LUCAS disse...

A Paz do Senhor.
Meu nobre Pastor Daniel, pela Graça do Senhor somos Pastor e formado em Bacharel de Teologia, fico grato pelo trabalho que o senhor fez mediante esse assunto sobre "Orar no monte"; estamos estudando esse assunto já faz dois anos e meio, agora lendo este seu trabalho amei muito, pois irá enriquecer mais ainda, deixo aqui para o senhor acrescentar mais o vosso trabalho leia em Dt.16:2,5-6,11,15-16; pois nesses versículos vai aparecer a seguinte frases "no lugar que o SENHOR, teu DEUS"; DEPOIS o senhor vai para Dt.12:1-32. Deixo a ai para o senhor examinar esse versículos, vê se estou certo.
Forte abraço fraternal, fica na Paz do Senhor JESUS.
Atenciosamente
Edson Lucas

Unknown disse...

Adorei sua resposta a este blog inútil....Gente preguiçosa que não gosta de subir ao Monte..eu sempre fui a mais de 10 anos que frequento...vou pra orar...buscar..oro tanbem na igreja... frequento todos os cultos e tánbem escola dominical,ou seja...Falhou na sua pesquisa pro seu livro🙌

Unknown disse...

Não concordo..nada a ver

Daniel Durand (ThB) disse...

Muito simplista sua resposta. Ignorou todos os pontos abordados. Nem um foi refutado. Apenas um depoimento pessoal e mais nada. Só um espírito individualista pensa assim. Quando temos um espírito coletivo refletimos melhor. Pois se você consegue orar em qualquer canto sem os problemas aqui mencionados nessa postagem não quer dizer que todos tem esse mesmo entendimento. Há pessoas enroladas com isso. E pelo visto você tá pouco preocupado.