segunda-feira, 2 de novembro de 2009

É CORRETO BATIZAR PESSOAS AMASIADAS?











Tenho visto muitos pastores de igrejas evangélicas batizarem pessoas que vivem intimamente ligadas sem serem conjugalmente unidas pelos laços do matrimônio. E diante disto surgem questões semelhantes a esta: “Uma mulher que aceitou a Cristo e deseja se batizar, mas há 20 anos vive amasiada com um homem que não aceitou a Cristo. Devemos batizá-la?”.
3
Em primeiro lugar, antes de responder esta pergunta devemos definir a palavra “amasiada”: Quem vive em mancebia, amigada, amante, amásia, concubina, mulher ilegítima.

Em segundo lugar, cuidado com aquilo que é extra bíblico, pois pode se transformar em antibíblico, por isso devemos ponderar bastante assuntos desta natureza. Não podemos fechar a questão assim sem uma análise bíblica acurada como se fôssemos “Papas”, notem que a base do protestantismo é a Bíblia Sagrada: “Sola Scriptura”. Rezamos que a Bíblia é a “única regra infalível de fé normativa para vida e o caráter cristão”.

RESPOSTA APOLOGÉTICA AO NÃO BATIZAR PESSOAS AMASIADAS


O batismo nas águas tem único objetivo, o arrependimento dos pecados, “apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”. (Mc.1.4). A palavra “arrependimento” significa “largar o pecado”, “dar meia volta”. Uma pessoa que deseja se batizar deve está sinceramente “arrependida” de seus pecados. “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados...”. (At.2.38).

Uma pessoa amasiada tem duas opções para se batizar: Deixar o pecado ou casar-se! Uma pessoa amasiada, à luz da Bíblia, é uma pessoa que está em “fornicação”. Em Hb.13.4 versão BJ diz: “O matrimônio seja honrado por todos, e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros”. (o grifo é meu). Nas versões: ARA diz “impuros”, ARC/ACF “prostituição”, BLH/NVI “imorais”, AEC “devassos”. Todas estas palavras são traduções da palavra grega “pornos”: Relação sexual ilícita, fornicação, sexo fora do casamento.

O casamento é uma instituição divina, Deus quando formou o primeiro casal Ele os uniu em uma aliança (Gn.2.18-24). O sacerdote foi o próprio Deus (Gn.1.27,28). Essa “aliança” vem sendo celebrada em todos os tempos por sacerdotes, juizes ou pessoa de autoridade constituída. O casamento é a união legítima de homem e mulher. Seja celebrado civil, religioso, ambos estão submisso à autoridade constituída por Deus: “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus”. (Rm.13.1 o grifo é meu).

Toda aliança matrimonial precisa de um sacerdote. A antiga aliança foi constituída por sacerdotes, a nova aliança foi por Jesus Cristo, o nosso sumo sacerdote. Nos clãs das civilizações antigas o pai era reconhecido como sacerdote. O pai da família, na ausência do sacerdote, juiz ou autoridade constituída, tem autoridade de celebrar o casamento. Na ausência de todos estes, Deus será o sacerdote!

QUESTÕES FEITAS PELOS DEFENSORES DO BATISMO DOS AMASIADOS

Questão 1: “Uma pessoa amasiada vai subir?”. (Ir para o céu, ser arrebatado).

Refutação: Quem formulou esta pergunta igualou “salvação” com “batismo”. Pois se eu dissesse que sim, viria uma segunda pergunta: “Então porque ela não pode se batizar?” Ora, a salvação tem a ver com o “crer” (At.16.30,31) e o batismo está ligado ao “arrependimento dos pecados” (Mt.3.11a). O ladrão da cruz não era batizado em águas, mas acreditou em Jesus, isso foi o suficiente para sua salvação (Lc.23.43). Marcos 16.16 não iguala “salvação” com “batismo”, pois na segunda sentença aborda somente o “não crer” para ser condenado!

Questão 2: “Deus faz diferença de pecado?”.

Refutação: Se eu dissesse que não, então uma pessoa amasiada também pode se batizar, pois todos nós cometemos pecados. Ela só é mais uma pecadora se batizando. Porém, levando em consideração que o batismo é para o arrependimento de pecados, assim ninguém deveria se batizar, uma fez que eu deveria “largar” o pecado? Quem seria digno de se batizar?
E se eu dissesse que sim? Há “pecadinho” e "pecadão” para Deus? Acredito que estamos temporariamente sob o jugo da natureza pecaminosa (1Jo.1.10), mas fomos nascidos de Deus para não vivermos em pecado (1Jo.3.9). E quem vive amasiado não pecou esporadicamente, ele está na prática pecado.

Questão 3: “Mas se o companheiro (a) descrente não quer casar?”.

Refutação: Eu respondo esta pergunta com outra: Mas se um casal de jovens cristãos confessasse que transam? o que os pastores diriam para eles? Que continuem num relacionamento que os faz pecar? Com certeza seriam disciplinados e depois orientados a acabarem o relacionamento ou se casarem (ver 1Co.7.9). Qual a diferença de um casal assim para um casal de amasiados? Só por que não estão morando no mesmo teto?
Devemos entender que o batismo não salva. É apenas uma ordenança de Jesus Cristo (Mt.28.19; Mc.16.15,16). Mas, para o cumprimento desta ordenança é necessário o arrependimento dos pecados. Sem o qual não se efetua o batismo!

Questão 4: “Se os dois vivem juntos há tanto tempo. E convivem maritalmente um para o outro. Já não são ‘uma só carne’?”.

Refutação: Tem um ditado popular que diz: “uma mentira sendo dita várias vezes se transformará em verdade”. É o que acontece com pessoas que vivem juntas a 20, 30, 40 anos. Pensam que pelo “tempo” de estarem juntos tornam-se “marido e mulher”. Enquanto que a Palavra de Deus diz: “... eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. (Êx.20.5).

O fato de duas pessoas transarem apenas entre si não os torna marido e mulher. Se for assim o casal de namorados cristãos que transam já são marido e mulher. Para quê casar então? Paulo faz a diferença: “Mas, se vocês não podem dominar o desejo sexual, então casem, pois é melhor casar do que ficar queimando de desejo”. (1Co.7.9 BLH). A Bíblia não considera o viver em fornicação (do grego: pornos), adultério (idem: moichao) ou prostituição (idem: porneia) como um matrimônio (idem: gamos), embora Paulo use a expressão “uma só carne” numa relação com uma prostituta em 1Co.6.16. Você chamaria prostituição de casamento? Paulo não estava usando o assunto para chegarmos a esta conclusão. A verdade central do texto era que não dava para os irmãos de Coríntos viverem em união com o pecado e ao mesmo tempo em união com Deus.

Aos pastores que batizam pessoas nesta situação deixo as palavras de Paulo ao jovem pastor Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes.” 1Timóteo 4.16

Fontes de pesquisa:
Bíblia Online da SBB 3.0 com as versões ARA, ARC, BLH e léxicos grego e hebraico
Dicionário eletrônico Michaelis-UOL
Bíblias: Jerusalém, Almeida Corrigida Fiel, Almeida Edição Contemporânea e NVI


Observação: Não responderei mais aos comentários, deixei-os abertos para direito de resposta. Dúvidas e mais esclarecimentos sobre os meus textos, escreva para: 
web-assessoria@bol.com.br

86 comentários:

claudiopimenta disse...

gostaria se possivel que desse uma olhada com atençao neste texto tambem muito esclarecedor

http://coisasdeacreditar.blogspot.com.br/2009/09/divorcio-e-repudio-qual-diferenca.html


sem falar que o casamento civil no brasil tem apenas 123 anos ou seja o casamento civil foi legalizado ha apenas 123 anos ocmo fica a questao ? antes de haver essa lei ?

claudiopimenta disse...

veja ai com atençao que o casamento civil e novo
hoje temos ai tambem outras formar do contrato do casamento se mfalar que a lei reconhece a unicao estavel
http://www.mmibrasil.com.br/noticia/instituicao_do_casamento_civil_no_brasil_comemora_123_anos

Daniel D. disse...

ANTI-HERESIAS COMENTA: Eu compreendo a colocação de Cláudio Pimenta. Todavia, o casamento civil evita a poligamia, evita erros de casamentos duplos, evita anulamentos e pela burocracia aplicada evita ou pelo menos prolonga o divórcio. Lembre-se que a séculos atrás o líder religioso para certificar-se de que estava fazendo uma união legítima tinha que perguntar aos presentes se alguém tinha algo contra aquela união.

Anônimo disse...

Esclareça um pouco mais a questão 03. Não houve uma resposta concreta: a resposta seria largar o companheiro e batizar, ou, se o batismo, não é requisito para a salvação, pois sabemos que quem salva é Jesus, ela pode ficar com o companheiro sem batizar que mesmo assim estará salva, pois crê no Senhor Jesus.

Daniel D. disse...

ANTI-HERESIAS COMENTA: Ao sr. Anônimo, respondendo sua dúvida: Quando disse que o "batismo não salva" não abro precedente para as pessoas ficarem no pecado. Disse isso porque tem heresia que divulga ser o batismo meio de salvação. o batismo não salva. O batismo é uma atitude de quem experimenta a salvação. E não o contrário disso. E quem experimentou a salvação, com certeza vai abandonar a prática do pecado (cf 1Jo.3.9). Inclusive a vida amasiada. Ou casando-se com o companheiro(a) ou abandonando(a).

Anônimo disse...

Então tá.Tenho minha família e não sou casada nem religioso nem civil.quero me batizar.tenho que deixar meu marido para me batizar?ele não quer casar,ja vivemos juntos há muito anos.Foi o unico homem na minha vida.Então eu estou em pecado e continuo pecando por estar com ele e não posso me batizar?

Daniel D. disse...

ANTI-HERESIAS COMENTA: A sra. Anônima, respondendo suas inquietações: De fato, o batismo nas águas exige de nós o arrependimento. Se você não reconhece que está em pecado vivendo amasiada, como poderá ir às águas? O apóstolo Pedro respondeu: "... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". (At.2.38).

Anônimo disse...

Olá .entendo a importancia do casamento, e concordo que sim, seja uma aliança perpétua. Fui casada a nove anos com o qual tive tres filhas.Dediquei-me e o amava. Ele era semi analfabeto,orava por ele, incentivei seus estudos, e no tempo de Deus abriu-se as portas. Conseguiu um excelente emprego e voltou a estudar.Mas devido ao uso constante de drogas, agressões fisicas veementes e frequentes adultérios, cansei-me da situação e decidi deixar de vegetar e finalmente viver. Após 3 anos de separação conheci meu atual companheiro com o qual vivo em comum a 4 anos e tenho com ele um filho.Antes de nos unirmos, procurei o meu ex-marido para que oficializassemos o divórcio mas o mesmo não queria assinar, porque não havia uma definição na partilha do unico bem : a casa, em que morava nossas filhas e eu.Após muita insistencia de minha parte enramos em acordo e eu compraria a parte dele no imóvel. Fomos juntos ao juridico e assinamos todos os papéis, e fomos orientados a somente aguardar um telefonema para buscar a averbação da certidão de casamento. Ainda estou na espera. Então, desde que conheci meu atual companheiro, não me conformei com o título de amasia, e não nos casamos ainda, não é porque não queiramos e sim por uma morosidade do judiciario que ja perdura mais de dois anos.Quando cheguei na igreja com minha familia, os pastores sabendo de nosso amor e bom desempenho na obra, nos indicou para liderança de departamentos, dos quais me esquivei por causa da minha condição civil. Mas devido a muita insistencia do pastor e necessidade gritante do departamento em questão, departamento infantil, do qual NENHUM MEMBRO CASADO, quis e quer assumir o posto, eu abracei a causa, mesmo sabendo o pastor e eu assumimos todos açoites que me esperavam. O trabalho missionario com crianças cresceu de uma tal maneira que me surpreendeu, de 11 crianças , passamos a 63 , no periodo de 2 anos de trabalho árduo, e só não cresceu mais por falta de recursos e pessoas, e não por falta de vontade. Recentemente, uma pessoa q ocupa também um lugar importante na eclesia, não sei se por ciúmes na Obra, não sei os seus motivos se alterou no calor da conversa, e disse com as seguintes palavras: "Não chamei voces para o evangelismo, porque, não os considero como obreiros, e nem como coisa alguma neste Corpo.Nem membros são. Voces são pecadores, fornicários, homem que casou-se com a mulher de outro. Não são dignos de trabalho algum dentro da igreja, têm é que sentar-se e ouvir.Fiquei estarrecida diante de tanta hostilidade e ódio. Quer dizer o nosso pastor sabia da nossa condição e no inicio eu fui irredutivel, mas agora esta aí.Sei que ninguem é insubstituivel, mas uma mudança certamente "chacoalharia a figueira". Minha opinião é: que ninguem se conforme com o estado de amasiado e saia desta condição, mas que também vigiem para não discriminar pessoas, pois nem todos são leigos, e pode-se acabar respondendo na justiça por danos morais, só porque não vigiou na língua. Mas em breve vou me casar e será mais um dia de vitória e exaltação do Senhor em Nome de Jesus.

Carlos Geovane disse...

O Senhor trata de dois amasiados cristãos. Mas e quando apenas a mulher se converte e o homem permanece no seu estado de descrente, porém consentindo em viver com ela???

1)ELA DEVE SE SEPARAR DELE? 2)ELA PODE CASAR COM ELE (MESMO SENDO ELE DESCRENTE)?

Joel Paixao disse...

Pastor: Paixão
"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (João 17:17)
Por mais que os homens queiram impor sua vontade com verdade bíblica a verdade continua com A Bíblia que é a Palavra de Deus.
De acordo com as Escrituras Sagrada o Principio para batizar alguém é fé:
Atos 08: 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.
38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16:16)
O próprio Jesus disse:
Mateus 28: 19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Então a ordem é os que crer ser batizados e ensinados.

Os apostolos fizeram o mesmo:

Atos 02: 40 E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

Esta Escrito: Sede santos, porque eu sou santo." (I Pedro 1 : 16)

Esta santidade é alcançada diariamente, com o ensino da Palvara.

O que passar disse é doutrina de homens e não ensino bíblico.

Daniel D. disse...

Meu caro Joel, estamos falando aqui sobre arrependimento. E arrependimento não é doutrina de homens. Confira na sua Bíblia. Não podemos desassociar o batismo do arrependimento. Confira Atos 2:38; Marcos 1:4; etc. Portanto, esse discurso do amado só gera pessoas amasiadas dentro da igreja. Protelar o casamento para depois do batismo só favorece os acomodados que não querem casar. Para tua reflexão: "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará". Hebreus 13:4

Daniel D. disse...

Olá Carlos Geovane, respondendo sua pergunta. Lembro-te que o apóstolo Paulo escreveu sobre a convivência de esposa cristã com marido descrente (Cf.1Co.7.13-16), logo, se não é marido está no pecado. Então, o que uma mulher convertida de verdade deve fazer? Sair do pecado. Quanto a casar com um companheiro descrente não é aconselhável, mas seria melhor do que viver amasiada com ele.

Daniel D. disse...

Minha cara irmã anônima que faz o trabalho infantil na igreja: Lamento o ocorrido. Você vai vencer. É percebível em seu comentário que há o desejo de casar-se e cumprir e honrar o matrimônio. Lamento o casamento anterior em que envolveu adultério da parte do seu ex-marido. O perdão sempre será o primeiro conselho para casos assim. Todavia, biblicamente, você, como cônjuge traído, não há condenação para divórcio e um novo casamento (Cf.Mt.19.9). Que Deus lhe ajude nesse processo na justiça e venha a casar-se e que você possa fazer a obra de Deus em paz com sua consciência.

Anônimo disse...

vivo com meu marido á 16 anos,quero muito me casar,mas pra ele esta fora de cogitaçao,ele diz que casamento estraga relacionamento,sei que é pecado,temos uma vida estável,somos felizes,mas nao consigo faze-lo aceitar se casar,o amo muito e sem ele é dificil viver,pois estou com ele desde meus 17 anos,sinceramente nao sei o que fazer,preciso de uma ajuda.

Anônimo disse...

E quando foi que você passou um dia sem pecar?

PR MARCELO CINTRA disse...

Conheci hoje teu blog e gostei muito , por misericordiador sou também estudante das sagradas escrituras , se possível quero a permissão para copiar algumas de tuas postagens , Deus te abençoe .

Daniel D. disse...

Fique a vontade caro Pr Marcelo, apenas identifique o link da minha página. Paz de Cristo.

Daniel D. disse...

Meu caro Anônimo, devolvo a pergunta para você: e quando foi que eu disse que o batismo é para quem não tem pecado?

Daniel D. disse...

Minha cara anônima, na Bíblia etá escrito: "... Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento". (Mt.22.37,38). Uma pergunta que não quer calar: Você ama a Deus mais do que tudo? Se a resposta for sim, então você sabe o que tem de fazer né?

Anônimo disse...

Daniel D. , v. comentou que 'você, como cônjuge traído, não há condenação para divórcio e um novo casamento'. Gostaria de um esclarecimento: No caso de eu não ser o cônjuge traído, mas aquele que traiu, pois há 40 anos traí meu marido e nos separamos. Há 26 anos me converti ao Senhor Jesus e obviamente me arrependi. Até hoje vivo só porque o entendimento da igreja é o de que o cônjuge traído tem o direito de se casar, pois é a parte inocente. O que v. pensa quanto ao cônjuge que traiu, porém arrependeu-se sinceramente do seu pecado, convertendo-se ao Senhor Jesus? À luz da Bíblia, ele está condenado a viver uma vida solitária e peca se contrair novas núpcias, visto que o ex-marido casou-se novamente? Obrigada pelo esclarecimento!

Daniel D. disse...

Para a anônima acima: Minha cara, essa é uma pergunta difícil. Mas, surge um entendimento hoje entre os teólogos que, se a parte que traiu, caso busque o perdão com o seu cônjuge traído, e este não perdoá-lo e isso ficar bem decidido. Isto é, o não acolhimento e perdão da parte traída, a mesma estará condenando o que traiu a viver o resto da vida no adultério ou até expô-lo a fornicação e prostituição. Nesse caso, fica o que traiu livre para o divórcio e novo casamento. Porém há ainda muitas discussões sobre o assunto.

Anônimo disse...

oi..minha cituaçao e bem dificil..mi relaciono com uma pessoa q me traiu o nosso relacionamento quase todo,,com homens e com mulheres...eu tbem cometi muitos erros com ele....mas hoje ele c arrependeu ih eu tbem...estamos indo para igreja.com pouca frequencia mas vamos,,,estamos amasiados..eu sei q estamos em pecados....oque fazer,,

Anônimo disse...

Fico feliz com tantas perguntas e grandes respostas...
E a vc Daniel D suas respostas são muito satisfatória,Deus o abençoe com sua sabedoria.

Daniel D. disse...

Minha cara anônima, o texto de Hebreus 13.4 responde sua pergunta. Confira.

francisco ribamar savino junior savino disse...

A PAZ DO SENHOR A TODOS.EU VIVIA AMIGADO 7 ANOS A IGREJA ME CASOU PRIMEIRO POIS HAVIA DATAS DIFERENTES ENTRE O BATISMO E O CASAMENTO.POREM MINHA ESPOSA NÃO QUERIA CASAR ENTÃO EU A MANDEI EMBORA ELA DECIDISSE OU CASA OU SAI DE CASA POIS PARA MIM IMPORTA AGRADAR A DEUS NÃO AOS HOMENS.ENTÃO ELA ACEITOU NOS CASAMOS E DEUS FOI E E TESTEMUNHA NO MEU CASAMENTO E MAIS INTERESSANTE E Q DEPOIS Q CASAMOS AS BRIGAS PARARAM E EU PASSEI A AMAR MAIS MINHA ESPOSA E O SENHOR JESUS ME DEU 2 FILINHAS.

Sandra disse...

Creio que foi de Deus esse blog. Ontem voltei da igreja chorando muito pois minha pastora disse que eu nao podia ser batizada por não ser casada. Irmão, não depende de mim. O casamento já foi marcado 4 vezes. Todas eles cancelou... Agora que conheci Jesus (nova convertida) sofro, pois a família dele é espírita (julgo desigual). Venho buscando respostas no jejum e oração e não sei o que fazer. Casar desse jeito, a força, creio que não dá. Estou no vale... O que fazer? Que Deus abençoe.

Daniel D. disse...

Minha cara Sandra, você não precisa casar a força com seu marido para depois se batizar. O arrependimento é necessário para o batismo, como você está amasiada e deseja tanto se batizar, desligue-se, saia do pecado e se batize. Caso não se sinta pronta para um ato radical assim, espere que ele se converta ou um dia aceite se casar contigo. Paciência é uma virtude. Uma reflexão: existe amor nessa relação? Na Bíblia diz: "[o amor] tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". (1Co.13.7)

info slim disse...

Caro irmão daniel na sua Igreja é aceito dos irmão em pecado(amasiado):
* dízimos e ofertas?
* segundo sua teologia podem ser chamados de irmãos
* Queria Saber Segunda a sua teologia os irmãos nessa condição são ou nao membros da igreja de cristo? se sim são membros de segunda categoria ou são como simão o magico que aceitou mas não é convertido?

erivaldojustino001@gmail.com disse...

Sem comentários vou me dirigir a vc!!! Assim pq acho que não compreendeu o evangelho...
1 O ladrão da Cruz em?
2 O eunuco em?
3 As pessoas antes da lei em ??
Sua teologia precisa passar primeiro, pelo amor ai depois sim quem sabe vai entender melhor o Evangelho meu caro!!!
ISSO SIM, E UMA HERÉSIA PIOR QUE A DO IQUSIÇÃO!!!

Anônimo disse...

parabens pr Daniel por vc nao abri maos da dotrina da palavra de Deus jesus e um so mulher e homem tem muitos nossa salvaçao e mais inportante doque qualqudr coisa

Anônimo disse...

Boa noite

Anônimo disse...

Nós "imitamos" a maioria dos costumes ou doutrinas judaicas: leis, ordenanças, etc. E no que diz respeito a divórcio, tanto a parte ofendida quanto o que ofendeu ( em uma tradição) só poderia casar novamente quando um tive morrido, mesmo divorciados, mas nós temos um grande defeito, aplicarmos as doutrinas biblicamente falando quando nos enteressam, mas, lembremos que somos
gentis e se muitas coisas não cinseguiramos aplicar em nossa vida cotidiana.

Daniel D. disse...

Meu caro info slim, respondendo suas perguntas:
Dar dízimos e ofertas na igreja é um ato de adoração, como cantar louvores, ouvir a Palavra de Deus, se congregar, ler a Bíblia, orar. Esses atos de adoração não tem nada haver com ato de se batizar. Que é um ato simbólico que alguém estar arrependido de seus pecados. Quanto a essa pessoa amasiada pertencer ou não a igreja de Cristo que pode te dizer isso é Deus. Ele é que condena. Eu apenas julgo conforme as Escrituras, não condeno ninguém.

Daniel D. disse...

Respondendo ao Anônimo acima, isso que você afirma não condiz com a ortodoxia bíblica. É fato que muitos costumes e cerimônias judaicas não devem ser praticadas na Nova Aliança. Mas o divórcio foi muito bem explanado por Cristo nos evangelhos e sobre o casamento o apóstolo Paulo em suas cartas aborda a questão. É só você conferir que vai ver Paulo escrevendo aos gentis sobre o assunto.

Portanto, não é um assunto que ficou no Velho Testamento ou para os judeus.

Daniel D. disse...

Meu caro Erivaldo Justino, suas perguntas tem resposta sim:

1. O ladrão da cruz foi batizado? Estava arrependido de seus pecados? Que ele estava arrependido de seus pecados tenho certeza disso. E se ele tivesse oportunidade de viver seria batizado em águas.

2. Sobre o eunuco, eu não afirmo aqui que para se batizar tem que ser casado. Acho que você não leu todo o meu texto. As pessoas solteiras ou viúvas e até divorciadas (dependendo de como foi o divórcio) podem se batizar sim. Podem não, devem. Se estiverem arrependidas!

3. Sobre os que viveram depois da lei, o batismo não existia nessa época.

Não vejo nenhuma inquisição aqui. E o amor que você fala tem que andar junto com a verdade. O verdadeiro amor não abre mão da verdade.

claudiopimenta disse...

nobrissimo Daniel vi em sua postagem que no caso das finanças pode sim a igreja receber ofertas de prostituição como forma de adoraçao ?

Anônimo disse...

Quanta aberração. Um cidadão não pode se batizar e batizar o seu filho se não for casado no papel. Vejo que isso é marketing de algumas igrejas e com certeza foge aos principios cristãos.

Jesus voltara disse...

A paz. Gostaria que me ajudassem em um dilema.
Quando aceitei Jesus e me batizei, a igreja a qual fui membrana,não batizava pessoas que moravam juntas sem casarem. Estou nessa igreja a 12 anos, e agora fizeram um novo estatuto e querem batizar pessoas queoram a mais de cinco anos juntas,e que o parceiro não quer casar.
Não concordo, e acho mesmo muito errado,pois a palavra de Deus não muda,se era pecado continua sendo.
Estou a frente de um ministério de casais, devo sair dessa denominação? O que acha que devo fazer?

Anônimo disse...

Minha igreja,não batizava quem morava junto,agora num concelho foi decidido que batizarão. Eu não concordo,creio que vai contra os princípios bíblicos. O que me aconselha? Saio ou fico nessa denominação?

Anônimo disse...

Gostei muitos de todos os comentários, isso é um grande desafio diante de igrejas grandes ou pequenas..o primeiro passo na vida cristã é crer, depois ser batizado para salvaçao..Qdo se crê, se vê Jesus como Salvador...está escrito filhinha não pequeis mas se pecardes tendes um advogado...porém pecado é pecado. Como se sair das águas dizendo ser nova criatura e formas uma só carne..os que João Batista batizava, por acaso. Está escrito em todas as partes lá em.Lucas 3, João sempre respondendo as perguntas: o que havemos de fazer? Ele fala: não maltrate,dívida o pão, reporta com quem não tem......e João continua..eu batizo com apenas água,mas vem aquele que vos batizará com Espero Santo. Me batizei, e continuei a pecar..e não sentia culpa por isso mas indagava a Deus por que não sinto culpa,me ajuda Senhor..daí Jesus me batizou..e eu cai no pecado, porem desta vez,me senti nu diante de Deus..me senti sujo....agora vejam os passos..crê,batismo nas águas batismo no Espírito Santo. Jamais falaria aqui o.que não vivi...é fácil falar..difícil é viver a palavra...agora está escrito..aquele que crer e for batizado será salvo..aí..todos os juntos que aceitam Jesus,não o podem aceitar, não podem batizar que remissão dos pecados antigos...??? Mas os dízimos serão cobrados?????Olha.minha gente,Jesus disse, aprendei de mim...de mim...de mim.....Deus abre porta e fixa porta..pecado é pecado, mas antes de tudo focamos na salvação...... Orem todos os juntos....Deus.moverá águas....calara a boca de muitos..e quanto a seu dízimo.. Já que vc não é membro.. Ajude ao próximo com ele....cestas básicas,roupas, e etccccc....

Tais Cristiano disse...

Moro junto com meu parceiro demos entrada no civil e fomos batizados, vamos marcar a data segunda feira nos podemos ter relações sexuais?

josécarlos jesus disse...

O que é o casamento, se não a união entre um homem e uma mulher livre de outro relacionamento, por isso os sacerdotes antigos indagavam se alguem teria algo contra aquela união . Com isso o que determinava o casamento era a liberdade de se estar livre em relação a outra pessoa. Amasiamento é uma palavra contemporânea e não tem nada haver com porneia que significa relações sexuais ilícitas, relações sexuais sem responsabilidades (prostituição , adultério (infidelidade sexual ao cônjuge) e fornicação ( relação sexual sem compromisso mútuo assumido). Por tanto não era um documento que determinava o que era um casamento e sim a vontade e liberdade de estarem unidos para construirem uma família . Por iisso o apóstolo Pedro não perguntou em atos 2:41 a condição matrimonal de cada um, nem daria se quisesse não é mesmo? Três mil almas em um dia Aleluia. Também não tinha tantos textos isolados ao seu favor; portanto o batismo é para quem crer e se arrepende do Estado Pecado que nossos pais espirituais, Adão e Eva, nos colocaram. Por isso o casamento civil é tão recente, e as denominações tiveram que se adequarem a isso ou seja, ao controle do Estádo. Assim, o amasiamento, como entendemos hoje, não existia nos primórdios do evangelho, pois casamento era a união, sem impedimento, entre um homem e uma mulher que dejassem viver juntos e na maioria das vezes era celebrado pelos pais. Portanto o batismo é para arrependimento de pecado, veja que João adverte, mas não deixa de batizar Mateus 03 :7-11. O arrependimento é interior e só o tempo dirá se essa decisão foi verdadeira e que portanto o batismo é passo imediatamente posterior a confissão. Sendo assim, não podemos 'negar' água, como disse Felipe, à aqueles que crêem . É claro que, se realmente a conversação for genuína, esses novos irmãos procurarão regularizar-se perante as autoridades que isso nos impõem e a igreja, para ter a bênção e reconhecimento dela. Mas, num primeiro momento não existe exemplos e ensinamentos que tal condiação seja critério para o não batismo. Agora deve-se respeitar o posicionamento doutrinario de cada denominação. Mas, publicamente nenhum apóstolo ou o próprio Jesus ensinou a respeito dessa necessidade.

celia disse...

Celia - RJ - O DIVORCIO foi permitido por DEUS por causa da dureza dos corações do homem , ou seja , que não podem se tolerarem quando casados, e praticam excessos que maculam o matrimonio.

Entendo que a condição para permissão do DIVORCIO decorrerá de ADUTERINO cometido por um dos cônjuges.

Entendo que não consta na bíblia que o DIVORCIADO ou DIVORCIADA , lhe seja permitido contrair novas nupcias, há não ser se ficar viúvo ou viúva,pois caso contrario comete adultério.

Entendo que DEUS ao ver uma cerimonia de casamento onde um dos nubentes é divorciado, DEUS vendo a condição do pecado , ele não abençoa , pois a palavra dele não muda.

E em Mateus 19:4 seguintes JESUS esclarece bem esta condição, e muitos não são apitos a recebe-la , logo entendo que para se BATIZAR NAS ÁGUAS tem que haver o arrependimento dos pecados, e estando em fornicação ou em adultério, deve reparar o altar, mas DEUS EM SUA INFINITA ALCANÇARÁ A TODOS QUE A ELE ENTREGAR O SEU CORAÇÃO POIS SÓ ELE PODE RESOLVER AS NOSSAS CAUSAS.

Daniel D. disse...

Caro José Carlos, eu não vejo dificuldade alguma em averiguar se as pessoas que desejam se batizar sejam casadas legitimamente. O caso de Atos 2.41 citado por você é bem interessante. Todavia, precisamos ler o contexto não é mesmo? O que diz o contexto? “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos...” (Atos 2.38a). Ou seja, as pessoas deveriam “largar a prática do pecado” para então serem batizadas. Você acha que essas pessoas, que o contexto fala que “... os seus corações ficaram aflitos...” (idem v.37 versão NVI), elas iriam se batizar estando em fornicação, prostituição ou adultério? Você disse que a palavra “amasiado” nem existia na época. E o que é “amasiado” a luz da Bíblia? É fornicação meu querido! E a Bíblia reprova esse tipo de vida conjugal. Hebreus 13.4 está explícito a reprovação dessa conduta. E esse texto no grego contém a palavra “pornous” (do textus receptus) que significa “relação sexual ilícita” (conforme Lv.18) mas, também quer dizer “fornicação” (léxico grego Strong). Existe o contexto circunstancial também. A ação soberana e confrontadora do Espírito de Deus naquele dia de Pentecostes foi tão grande que não precisava que os apóstolos ou quem quer que seja fizesse uma averiguação de quem estava vivendo em fornicação ou não. É digno de nota que a sua passagem de Atos 2.41 tem um contexto que marca a descida do Espírito Santo também. Aquele que não deixaria ninguém ir ao batismo sem o abandono da prática do pecado. Pois, sobre ele está escrito: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”. (João 16.18). E quanto aos nossos dias? Será que as pessoas estão com o mesmo quebrantamento que aquelas milhares vidas que foram batizadas? Com a presença do liberalismo moral e teológico de muitas igrejas há espaço para que o Espírito de Deus operar? Com a multiplicação da iniquidade e a banalização do casamento dos nossos dias respalda um pastor batizar as pessoas sem averiguar sua condição conjugal? Com a banalização do que é ser “cristão” podemos confiar que estamos batizando pessoas arrependidas? Se você quer levar para o tribunal de Cristo essa omissão que leve, mas eu não.

Você cita Mateus 3.7-11 alegando que João Batista advertia que as pessoas se arrependessem, mas não as impedia de batizar. Você sabe quem era João Batista? Ele era profeta meu caro! Ninguém engana um profeta. Você estava lá para saber se todas as pessoas que viam a João eram batizadas?

Você cita Filipe, aquele que batizou o eunuco que estava caminhando em seu carro pelas estradas de Gaza. Você sabe o que é um eunuco? Ele não tinha compromisso conjugal com ninguém. Pois, o eunuco era uma pessoa castrada. E como Lucas soube disso ao escrever Atos 8? Logicamente Filipe fez uma averiguação sobre a situação conjugal dele, sobre a vida dele. E depois o batizou.

Sinceramente irmão... você quer afrouxar as rédeas? Pois, que faça, mas vai pagar o preço depois. No tribunal de Cristo saberemos se fui exagerado ou se você foi frouxo. Maranata!

Daniel D. disse...

Olá Tais, a paz de Cristo. Você já se batizou em águas. O que você deveria ter feito era ter se casado primeiro antes de se batizar. Agora, o que você tem que fazer pra consertar, regularizar a sua vida conjugal é casar-se. A questão de ter ou não a relação sexual é uma situação complicada... vocês moram juntos... tá tudo errado. Faça o seguinte: case o mais breve possível. E que Deus vos abençoe.

Daniel D. disse...

Olá Claudio Pimenta, o que eu disse foi "Dar dízimos e ofertas na igreja é um ato de adoração, como cantar louvores, ouvir a Palavra de Deus, se congregar, ler a Bíblia, orar. Esses atos de adoração não tem nada haver com ato de se batizar. Que é um ato simbólico que alguém estar arrependido de seus pecados". Agora, uma pessoa oferta na igreja um dinheiro ganho de forma pecaminosa ou ilícita, quem na igreja vai saber disso senão Deus? Esse é uma problema individual de cada um. Deus aceitou a oferta de Abel, mas desprezou a de Caim. Mas, um pastor de uma igreja locl não tem os atributos divinos para fazer o mesmo.

Daniel D. disse...

Meu caro Anônimo, "aberração" é o que estão fazendo nas igrejas. Batizando pessoas no pecado da fornicação. Você é que foge aos princípios cristãos. A Bíblia nos diz: "O matrimônio seja honrado por todos, e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros". (Hebreus 13.4 versão Bíblia de Jerusalém). O batismo é para os arrependidos, como pode uma pessoa viver na fornicação (vive em mancebia) e querer se batizar? Arrependei-vos! E depois sejam batizados.

Daniel D. disse...

Olá Jesus Voltará. A paz de Cristo. Se sua igreja aceita batizar pessoas juntas a cinco anos amancebadas isso é uma vergonha. Sugiro que você procure uma igreja mais próxima da Bíblia. Mais responsável com a pureza conjugal. Como eu falo aqui na minha postagem:

Questão 4: “Se os dois vivem juntos há tanto tempo. E convivem maritalmente um para o outro. Já não são ‘uma só carne’?”.

Refutação: Tem um ditado popular que diz: “uma mentira sendo dita várias vezes se transformará em verdade”. É o que acontece com pessoas que vivem juntas a 20, 30, 40 anos. Pensam que pelo “tempo” de estarem juntos tornam-se “marido e mulher”. Enquanto que a Palavra de Deus diz: “... eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos”. (Êx.20.5).

Daniel D. disse...

Anônimo disse...
Minha igreja,não batizava quem morava junto,agora num concelho foi decidido que batizarão. Eu não concordo,creio que vai contra os princípios bíblicos. O que me aconselha? Saio ou fico nessa denominação?

RESPOSTA: Saia. Procure uma igreja séria. Isso não é mais igreja.

Daniel D. disse...

Anônimo disse...

"agora está escrito..aquele que crer e for batizado será salvo..aí..todos os juntos que aceitam Jesus,não o podem aceitar, não podem batizar que remissão dos pecados antigos...??? Mas os dízimos serão cobrados?????"

RESPOSTA: Meu caro anônimo, o batismo não redime ninguém do seus pecados. Somos redimidos pelo sangue de Cristo (ver Mateus 26.28; Efésios 1.7) através da confissão (ver 1João 1.9). O batismo é um símbolo do arrependimento, da morte do ego, do novo nascimento. A base do perdão dos pecados é o arrependimento e não o batismo em si. A remissão dos pecados acontece no batismo por causa do arrependimento.

Todos podem se batizar, mas é necessário que se arrependam de seus pecados. E o pecado da fornicação é um fato naqueles que vivem amasiados. E para se batizarem, devem se casar primeiro. Consertar o erro. Se arrepender, fazer a reparação do erro. E depois se batizar.

Sobre os "dízimos" já falei em comentários acima. É uma celebração, um ato de adoração a Deus pelo que ele nos tem dado. Não tem nada a ver com o batismo.

info slim disse...

FINANCEIRO DINOVO!
Meu Caro Moderador:
quer dizer que se eu for na sua igreja do irmão e oferta 1.000,00 mil Reai$ porém deixando CLARO para o irmão DANIEL QUE FICOU SABENDO DIRETAMENTE QUE O DINHEIRO NAO É DE UMA PESSOA SANTA pois estou em pecado vivendo amasiado pois moro com uma mulher a 10 anos a qual tenho um filho com 5 anos porém ela nao quer casar.
ENQUETE:
OQUE O IRMÃO FAZ COM O DINHEIRO?
1 - recusa?
2 - queima?
3 - claro que vou usufruir do mesmo?

É claro que nao vai queimar nem recusar!

POSSO ADORAR A DEUS COM DINHEIRO PARA CONSTRUÇOES DE MEGA TEMPLO$ (que so promove a disputa para ver qual denominação tem o maior templo)

MAS,NAO POSSO ADORAR A DEUS FAZENDO PARTE DE UM CONJUNTO, TOCANDO UM INSTRUMENTO OU EM ALGUM ORGÃO.

Anônimo disse...

Pastor Daniel boa noite
Tenho uma grande dúvida?
A igreja que eu congrego batiza pessoas que vivem junto (como é o meu caso - convivo com uma pessoa e sou batizada).
Eu vivo com ele há aproximadamente 5 anos e tenho dois filhos, ele não é crente e não quer casar... ultimamente descobrir algumas traições dele e estou com um forte desejo de deixa-lo.
A minha duvida é:
Caso eu o deixe POSSO ME CASAR?
O MEU BATISMO É VALIDO?

Daniel D. disse...

Caro Info Slim, pois então não contribua com nada. Não dê um centavo. Não podemos colocar uma pessoa junto ao gazofilácio fiscalizando se a pessoa tá vivendo no pecado ou não. Isso seria ridículo. Muito constrangedor.

Faça o seguinte:

Procure primeiramente conversar com a sua companheira, e mostre pra ela que vocês tem que se casar, VOCÊ É O CABEÇA DA CASA OU É ELA? Se você não tem moral com sua companheira é um problema seu e não meu. O que eu posso fazer aqui é aconselhar. Pelo visto, essa mulher que você vive junto não é cristã, pois se fosse, ela já teria aceitado se casar com você.

Daniel D. disse...

Caro Anônimo(a), se os filhos são de vocês dois, por causa "dos filhos" eu aconselho você a perdoá-lo. E tentar convencê-lo de se casar com você. Para que você saia da fornicação. E depois ore para que ele se converta. E tenha paciência, pois ele não é cristão (recomendo ler 1Pedro 3.1,2 e 1Coríntios 7.13). Agora se os seus filhos não são dele, deixe-o. Se viver amasiado já é uma vida pecaminosa, pior ainda, sendo divida essa relação com outras mulheres. E se você se casar com outro alguém, não há nenhum empecilho nisso, pois ele não é seu marido. Não há aliança alguma entre vocês dois. O problema é se os filhos que você tem é de outro homem, e se você era casada com esse homem. Aí é outro conselho, outra orientação que tenho que dar.

Quanto ao seu batismo ser válido ou não. Isso já não vem mais ao caso. O que importa agora é que você saia da fornicação e se case. Para que o arrependimento venha ser evidenciado.

Jobel Serra disse...

paz querido só me esclareça uma coisa se no brasil o casamento legal existe só a 123 anos como foi para aqueles que não casaram no papel antes disso para ser batizados????e se o batismo não salva(e não salva mesmo)como fica no caso do amasiado que não se batiza , é salvo na ultima hora...esse pecado tem arrependimento de ultima hora??esclareça a questão porfavor

Daniel D. disse...

Paz de Cristo Jobe Serra, bom, respondendo as perguntas...

Aqueles casais que se casavam antes dos registros civis eram registrados pela igreja ou pela prefeitura da cidade. Que tinha um livro de registro dos casamentos.

Sobre o amasiado ser salvo o não, eu prefiro ficar com as palavras de Hebreus 13.4 na parte final: "... Deus os julgará". (versão ACF) Na versão chamada Bíblia de Jerusalém traduz bem o contexto: "... Deus julgará os fornicadores e os adúlteros". Só Deus poderá dar a sentença dessas pessoas. O que sei é que o cristão verdadeiro não vive na pratica do pecado (ler 1João 3.9 versão ARA)

Anônimo disse...

Se vc se converteu e seu companheiro não quer casar, e vc é obrigada(o) a viver em fornicação com ele(a), então uma companhia dessa não é uma benção na sua vida. Fica a escolha de deixar o pecado ou continuar nele. A porta é estreita.Deus ajuda quem quer se consertar.

claudiopimenta disse...

Quer dizer então que a pessoa só tornou-se fornicar o após a lei exigir a certidão ?

Vagner Marinho disse...

Pra mim se uma Pessoa amasiada se a a igreja ou o pastor não aceita batiza la ,não poderia aceitar a salvação
Afinal de conta qual é maior a salvação ou batismo
Se a pessoa aceita Cristo ele está pronta pra ser batizada, afinal a salvação é individual.

Mc.M disse...

Mais se na palavra do Senhor fala a mulher que tem marido descrentes ñ o separe dele 1co7.12-13"aos mais digo eu,ñ o Senhor:se algum irmão tem mulher incredula, e esta consente em morar com ele ñ a abandone" 13"ea mulher que tem marido incredulo e este consente em viver com ela, ñ deixe o marido"


E como fazer eu e meu esposo vamos oficializar agora esse mes, mais ele e incredula , deixou ele ou ñ pq o Senhor que que nos destruamos uma familia!? Me explique porfavor!

Rosi disse...

A paz do senhor irmão. Eu vivo junta com meu marido a 12 anos e temos um filho,eu me converti e aceitei jesus e eu queria muito me batizar e me casar também so que ele é descrente, usa droga e eu mesma estou confusa quanto ão casamento,só que vejo que ele prescisa de mim pra se liberta,e eu não quero mais conviver no pecado da carne.

Unknown disse...

Estou amigada não por opção,por falta de dinheiro para casar.Pk vou casar na Igreja é um sonho além do civil vai demorar um pouco..E pecado ?

Anônimo disse...

pecado e pecado se seu marido ou esposa nao quer casar pra poder se batizar continue na igreja busque a deus que ele vai fazer a obra se deus quer que vc se batize deus provera

my story disse...

Nessa logica Ninguém se batiza! Quem aqui se batizou e nunca mais pecou? Aquele q crê e for batizado sera salve.. quem aqui na terra tem o poder de empedir uma pessoa de ser batizado.. examine o homem a si mesmo.. so quem pode saber se esta preparado para se batizar é a propria pessoa em comunhão com Deus.

Daniel D. disse...

Olha Cláudio Pimenta, não é bem isso que eu quero dizer, pois, casais de namorados estão sujeitos também cometer o pecado da fornicação. A diferença é que quem vive junto o pecado torna-se exposto. E diante disto, os ministros de Deus não podem ser omissos, fecharem os olhos e batizarem estas pessoas. O correto é fazer o possível para casá-los primeiro. Seja no civil ou no religioso com efeito civil. Antigamente, quando não havia a certidão de casamento civil, havia um livro de registro de casamento, feito nas prefeituras e igrejas.

Daniel D. disse...

Esse é o problema caro Vagner Marinho: "Se a pessoa aceita Cristo ele está pronto pra ser batizada". Todavia, este "aceitar a Cristo" envolve aceitar a Cristo como Salvador e SENHOR. Por isso, deve haver por parte de quem assim aceita uma humilde disposição de arrependimento dos pecados, e quem vive amasiadamente, numa breve orientação em discipulado, já procurará resolver sua situação, pois "aceitou Cristo como SENHOR", logo estará disposto a obedecer sua Palavra (a Bíblia) e bem como àqueles que foram constituídos na igreja como suas autoridades representativas.

Quanto a salvação ser individual, é verdade, mas estar junto, amasiado, é um pecado também individual, embora sejam duas pessoas envolvidas, porém cada uma estar em pecado perante a Deus. Todavia, quem é salvo, o que se espera são as evidências da salvação, onde certamente está o arrependimento dos pecados. Não quero dizer com isso que o salvo jamais peca, mas que quem é salvo não fica feliz com pecado, ele procura vencê-lo, reparar o erro, não praticá-lo mais.

Quanto ao batismo nas águas, é apenas um símbolo exterior da salvação, e esta ocorre interiormente. Portanto, a salvação deve vir primeiro, depois vem o batismo. Buscar o batismo sem uma salvação genuína é se molhar.

Daniel D. disse...

Cara Mc. M. o seu referido trecho da Bíblia trata-se de pessoas "casadas". De um cristão ou uma cristã que abraçaram a fé, embora casados com o cônjuge descrente. Então o apóstolo Paulo orienta a não se separarem. Porquanto se converteram nesta condição. E se o cônjuge descrente consentia em viver em sua companhia que não se apartassem, mas se não, que se apartassem.

No seu caso, você abrasou a fé cristã amasiada. O que fazer? Bem, se você está disposta a conviver com uma pessoa não cristã ao seu lado, está disposta a orar por ele, evangelizá-lo, dar bom testemunho para que ele se converta também, que se case. Mas, esteja certa de uma coisa: "a fé não é de todos" (2Ts.3.2b). E no mesmo trecho citado por você, o apóstolo Paulo diz: "Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido?" (1Co.7.16a). Você não é obrigada a casar, mas também não deve ficar na condição atual de fornicação. Ore a Deus, pense nos filhos (se tiver) e tome a decisão que seja razoável.

Daniel D. disse...

Olha Rosi, se você está disposta a orar por ele, evangelizá-lo, dar bom testemunho para que ele se converta também, que se case. Mas, esteja certa de uma coisa: "a fé não é de todos" (2Ts.3.2b). E o apóstolo Paulo diz: "Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido?" (1Co.7.16a). Você não é obrigada a casar, mas também não deve ficar na condição atual de fornicação. Ore a Deus, pense no seu filho (pois convive com um drogado) e tome a decisão que seja razoável. Aconselho-te que ele deveria passar um ano numa casa de reabilitação.

Daniel D. disse...

Desconhecida disse: "Estou amigada não por opção, por falta de dinheiro para casar. Pk vou casar na Igreja é um sonho além do civil vai demorar um pouco. É pecado?".

RESPOSTA: Sim, é pecado da fornicação. Aconselho-te que, pelas dificuldades financeiras, você casasse no civil por enquanto, e depois, quando melhorar as coisas, você faria uma casamento na Igreja, o religioso. Lembrando que no civil, um pastor pode acompanhar a cerimônia e a juíza depois pode permitir que este lhes abençoe. Na igreja onde me congrego, tem um subsídio social, onde ajuda as pessoas que estão com dificuldades financeiras, tipo até paga o casamento civil.

Daniel D. disse...

Anônimo disse...
pecado e pecado se seu marido ou esposa nao quer casar pra poder se batizar continue na igreja busque a deus que ele vai fazer a obra se deus quer que vc se batize deus provera

RESPOSTA: Não é bem assim. O batismo é uma ordenança de Jesus. Portanto, ele quer que as pessoas creiam nEle, se arrependam de seus pecados e sejam batizadas. O que tem de ser feito é casar-se. Fazer o que puder para sair do pecado da fornicação. Até mesmo abandonar a relação se não houver consentimento. Desconfie de uma relação que não deseja ser formalizada.

Daniel D. disse...

my story disse...
Nessa logica Ninguém se batiza! Quem aqui se batizou e nunca mais pecou? Aquele q crê e for batizado sera salve.. quem aqui na terra tem o poder de empedir uma pessoa de ser batizado.. examine o homem a si mesmo.. so quem pode saber se esta preparado para se batizar é a propria pessoa em comunhão com Deus.

RESPOSTA: Eu sei que a impecabilidade não é um bem presente. Todavia, a Bíblia faz distinção entre "pecar" e "viver no pecado". A pessoa que vive amasiada, vive em fornicação (vive no pecado). A não ser que se abstenha da vida sexual, que é uma alternativa quase que impossível, pois morando junto não tem como isso não ocorrer. Assim, considerando que o batismo é uma confirmação de arrependimento, é inadmissível quem deseja se batizar, não desejar se apartar da prática do pecado. O apóstolo Pedro disse: "... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado..." (At.2.38).

Anônimo disse...

Eu moro junto á mais de 5 anos tive uma filha que faleceu ainda bebê, ouve traições, nos separamos várias vezes, mas acabamos voltado. Gostaria de saber se eu me separar poderia me batizar e me casar um dia na igreja e no civil com outra pessoa.

Ruth Xavier disse...

Entendi perfeitamente, tirou minhas dúvidas...mto esclarecedor.

Clevertom Souza disse...

Mas separar do companheiro por nao querer seguir as doutrina ou ordenança de sua fé ta errado de acordo com 1Corintios 7:12-14 ham?

Clevertom Souza disse...

1 Coritios 7:12-14 diz que separar do companheiro (a) descrente por nao seguir sua fé ta errado

Daniel Lima disse...

No meu caso estou amasiado, para ser batizado e sair dessa condição eu tenho que casar na igreja ou se me casar no civil já é válido. Me ajudem a luz da palavra.

Assembléia de Deus-Madureira disse...

VERDADEIRAMENTE PRECISAMOS TER MAIS PESSOAS QUE DEFENDEM O EVANGELHO GENUÍNO DE CRISTO, PRECISO DE MAIS ARGUMENTO RELATANDO SOBRE ESSE ASSUNTO QUE MUITAS VEZES É MUITO POLEMICO DENTRO DAS NOSSAS IGREJAS, ESPERO SUA RESPOSTE ASS; ROSELI

Sheyla Alves disse...

Olá. Gostaria de saber como uma pessoa pode receber o batismo com o Espírito Santo mas não pode ser batizada nas águas?

Sheyla Alves disse...

Como uma pessoa pode receber o Batismo com O Espírito Santo mas não pode ser batizado nas águas?

Unknown disse...

Ola boa noite...tenho um relacionamento de dois anos como namorados e quatro meses como noivos,vivo com minha mae e ppr questoes financeiras eu arco com todas as despesas da casa e minha mae n tem como sustentar ela e minha irma de dois anos sozinha...ppr isso n me casei ainda,me namorado mora sozinho e com dificuldades financeiras tbm,atualmente estou desempregada e com isso n temos a menor condiçao de nos casar,sou batizada a 5 anos mas estou desviada faz tres anos...vivo em fornicaçao...n me orgulho disso,mto pelo contrario ainto vergonha e arrependimento ppr ter deixado as coisas chegarem a esse ponto...tenho o sonho de me casar ainda e acertar todas as coisas,eu e meu namorado que n é batizado ficamos um periodo sem ter relaçoes mas ele n aceita mto bem isso e acabo ficando refem da situaçao..pensei ate em me casar somente no civil e pelo menos ficar em paz segundo a lei dos homens,mas Deus me disse atravws de uma irma q o meu casamento n sera somente no civil tera tudo q uma filha do rei tem direito...e eu estou aguardando a promessa....

Anônimo disse...

Olá Daniel me chamo viviane preciso de sua orientação fui batizada em uma determinada igreja eu Tavares morando junto morei com essa pessoa por 5 anos me separei e segui minha vida hoje tô na presença do senhor novamente mais em outra igreja meu pastor disse que teria que me batizar novamente porque quando batizei tava e permaneci em adultério por muito tempo e agora vou me casar mais no civil e certo eu batizar de novo?ou não é válido meu batismo pois não tenho nem registro do tal

infantedecristo disse...

Se a mulher ou homem aceitam à Jesus e decidem-se pelo batismo,mas a pessoa com quem vivem por ainda não o terem feito a mesma escolha,não quer se casar vai-se privar do batismo o converso por não ser casado e posteriormente da ceia? Não seria melhor dizer a essa pessoa " você não é bem vinda neste lugar, porque aqui é só para quem é casado" ou " quando a pessoa aceita à Jesus, perguntar: você é casado(a), se sim, tudo bem, mas se não,se case primeiro e depois venha aceitar à Jesus e se batizar". A nossa missão é anunciar o evangelho e não decidir quem pode ou não fazer parte do Reino, mesmo porque o batismo não salva,mas é um dos requezitos para tal salvação ( Mc 16:15-16 E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado). Temos o direito de condenar alguém por não ser casado? Pois é isso que fazemos quando não batizamos quem não é casado.

Daniel D. disse...

RESPOSTA DO BLOG ANTI-HERESIAS:

Olá pessoal, saudações em Cristo. Devido a congestionamento de dúvidas e perguntas, sugiro que me mandem para o e-mail: anti-heresias@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou divorciada e vivo com uma pessoa a nove anos. Ela não quer casar. pois sou cristã a 16 anos
sabe resolvi não dormir mais com ele até ele decidir casar. Já sou batizada. e sendo assim posso participar dos trabalhos da minha igreja?

Anônimo disse...

Tenho 15 anos e tenho uma filha de 9 meses não tenho marido nem namorado o que tenho que fazer para mim batizar nas águas? Eu não posso?

Daniel Durand disse...

Observação: Não responderei aos comentários, deixei-os abertos para direito de resposta. Dúvidas e mais esclarecimentos sobre os meus textos, escreva para:
web-assessoria@bol.com.br