sábado, 20 de janeiro de 2018

A DIFERENÇA ENTRE EVANGÉLICOS E ESPÍRITAS KARDECISTAS


Olá pessoal, continuando com a sequência do blog Anti-Heresias revelando algumas diferenças entre evangélicos e demais grupos religiosos. Hoje nós vamos apresentar a diferença entre evangélicos e espíritas kardecistas. Nosso objetivo aqui é trazer reflexão sobre os pensamentos teológicos desses grupos religiosos para conhecimento comparativo que, creio eu, seja de relevância para os que estudam ciências da religião ou para os que querem saber que grupo deva pertencer ou para evangélicos que queiram entender suas diferenças com o espiritismo kardecista ou até mesmo para os curiosos que navegam pela internet em busca de entender mais sobre o tema. Assim, segue abaixo nossa comparação:

A PERSPECTIVA DE SALVAÇÃO NO PENSAMENTO EVANGÉLICO

Para os evangélicos, a salvação é concebida pelo favor imerecido (graça) de Deus ao homem (cf. At.15.11; 2Tm.1.9). Por meio da fé em Jesus (cf. Gl.3.22; Rm.3.26). Esta salvação não vem de obras humanas para que ninguém se glorie (cf. Ef.2.8,9), mas, pela obra de Jesus (cf. Rm.3.24; 5.18,19).

A PERSPECTIVA DE SALVAÇÃO NO PENSAMENTO ESPÍRITA

O espiritismo prega o contrário, diz-se: “fora da caridade não há salvação” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, p.315. FEB. 2002). Para reparar faltas cometidas nesta ou em outras vidas, o espírita deve praticar boas obras. Ou seja, ele não precisa de Salvador, ele é salvador de si mesmo.