sábado, 3 de janeiro de 2015

A DIFERENÇA ENTRE EVANGÉLICOS E TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Muita gente não Evangélica e não cristã pensa que as Testemunhas de Jeová se tratam de um mesmo segmento. Na imprensa e noutras mídias no geral infelizmente fazem essa mistura. Na verdade, as Testemunhas de Jeová é uma facção do protestantismo evangélico. Onde Charles Taze Russell (1852-1916), dissidente da Igreja Presbiteriana, deu início junto com amigos ao pequeno grupo conhecido como “Estudantes da Bíblia”. Foi ele quem começou a publicar a conhecida revista tão distribuída pelas Testemunhas de Jeová hoje: A Sentinela.


Sem mais delongas, o fato é que há grandes diferenças sim entre Evangélicos e as Testemunhas de Jeová. Com o objetivo de esclarecer e informar ao público da internet deixo abaixo algumas dessas diferenças:

NO QUE CRÊ AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE O NOME DE DEUS?
Acreditam que Deus tem vários títulos, mas apenas um nome. O nome é JEOVÁ. Acusam que das Bíblias foi retirado e substituído pelos títulos SENHOR ou DEUS. Mas quando se escreveu a Bíblia, o nome JEOVÁ tinha umas 7.000 ocorrências (Cf. brochura “O que Deus Requer de Nós?”, p.4, 2o parágrafo). Fazem deste nome uma doutrina vital, que difere os verdadeiros adoradores (as Testemunhas de Jeová) dos falsos adoradores (as demais denominações cristãs e não cristãs). Transformando o assunto em um cavalo de batalha contra os Evangélicos. 

Todavia, as próprias Testemunhas de Jeová tem dúvidas quanto a pronúncia correta da palavra, se é Jeová, Iahweh ou Javé: “... Não se sabe exatamente como era pronunciado, embora alguns eruditos achem que “Javé” (“Iahweh”) seja a forma correta. No entanto, a forma “Jeová” já está em uso por muitos séculos e é a mais conhecida.” (Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, p.43 v.23). Ainda: “... devemos usar o nome de Deus, embora não o pronunciemos exatamente (?)... Ora, usamos os nomes de outras pessoas na Bíblia, embora não os pronunciemos assim como foram... no hebraico original...” (p.43,44 v.24).

NO QUE CRÊ A IGREJA EVANGÉLICA SOBRE A QUESTÃO DO NOME DE DEUS?
Já os Evangélicos, acreditam que só existe um nome que foi dado entre os homens que importa na salvação: JESUS (At.4.11,12). Quando o confessamos somos salvos (Lc.12.8; Rm.10.9). O nome JESUS é a forma portuguesa do grego “Iesous”, usado 1.139 vezes no N.T. grego por seus discípulos (ex.: Lc.1.31), também usado na LXX, equivalente do hebraico “Yehoshua” (Zc.6.11) ou “Yeshua” (Ed.3.2), suas vogais são originais e seu nome é pronunciável. 

Porém, o nome JEOVÁ, segundo teólogos Evangélicos, vem do hebraico “Yehovah”, que só aparece em 1518 d.C. É uma palavra híbrida, suas vogais e,o,a são emprestadas de outras palavras (`Adonay: Senhor e `Elohiym: Deus) inseridas nas consoantes YHVH. 

Do hebraico transliteramos Yehudah (português: Judá), do hebraico transliteramos `Adam (português: Adão), do hebraico transliteramos Yisra`el (português: Israel) e etc. Já do nome hebraico indicado como o nome de Deus transliteramos YHVH (português: JHVH/IHVH). Isso ocorre porque as vogais se perderam. Segundo teólogos Evangélicos o hebraico bíblico original não continha as vogais. O sistema de vogais que passaram a representar em escrita foi criado posteriormente aos tempos bíblicos pelos conhecidos Massoretas. Assim, a pronúncia desse nome divino é impossível sem as vogais originais que eram usadas, como ocorre com as demais palavras hebraicas. Onde as vogais são conhecidas. Por isso, os tradutores das Bíblias Evangélicas substituíram as consoantes impronunciáveis do nome divino YHVH por SENHOR nas Bíblias ARA/NVI ou por “o Eterno” na NTLH. Na Bíblia ARC traduz Senhor, mas ainda mantém em alguns trechos a palavra híbrida Jeová.

NO QUE ACREDITA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE O ESPÍRITO SANTO?
O Espírito Santo é uma força controlada que Jeová usa para realizar variedades de propósitos. Deus usa essa “força ativa” para criar, para esclarecer seus servos, para energizar as pessoas para serem encorajadas, para executar seus juízos e etc. (brochura “Deve-se Crer na Trindade?”, p.20-22).

NO QUE ACREDITA OS EVANGÉLICOS SOBRE O ESPÍRITO SANTO?
Segundo teólogos Evangélicos, o Espírito Santo é um ser pessoal (Conforme as seguintes passagens bíblicas: Lc.12.12; Jo.14.26; 16.13,14; Ef.4.30). Ele é a terceira “pessoa” da Trindade (Cf. Mt.28.19). Ele é o “outro Ajudador” (Cf. Jo.14.16 na TNM). Segundo teólogos evangélicos, vem do texto original “allos parakletos”. Onde a palavra grega “allos” quer dizer “outro do mesmo tipo” e a palavra “paracletos” significa “advogado” ou “assistente em questões jurídicas”. Ora, se Jesus é um Ajudador (Cf. 1Jo.2.1 TNM), logo o Espírito Santo é o outro Ajudador. Isto é, alguém semelhante a Jesus: Em divindade (Cf. Jo.1.1), em personalidade (Cf. Mt.9.35) e em poder (Cf. Mt.28.18).
Para os apologistas Evangélicos é inconcebível o Espírito Santo ser intitulado de "espírito" como Deus Pai é intitulado assim (Cf. Jo.4.24) os demônios também (Cf. Lc.4.33) que são considerados seres pessoais e o Espírito Santo não ser (Cf. 2Co.3.17).

NO QUE ACREDITA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE DIVINDADES?
As Testemunhas de Jeová acreditam na existência de vários deuses. Sendo Jesus um deus poderoso, Satanás outro deus, os anjos são deuses e os juízes humanos também (Cf. brochura “Deve-se Crer na Trindade?” p.28). Porém, só adoram o Deus Todo-poderoso chamado Jeová, de quem eles são testemunhas. Pensamento muito parecido com uma crença do politeísmo chamada: henoteísmo. Entretanto, atacam os Evangélicos afirmando que a doutrina da Trindade não consta na Bíblia e que traíram a Deus e a Bíblia (Cf. brochura “Qual é o Objetivo da Vida?” p.16-18). Porém, o texto de Isaías 44.6 é bem incisivo quanto a crença em outros deuses: "Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus".

NO QUE ACREDITA OS EVANGÉLICOS SOBRE DIVINDADES?
Os Evangélicos acreditam na existência de um único Deus, chamada pela teologia de monoteísmo (Is.44.6; Dt.6.4), e este Deus eternamente subsistente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (Cf. Mt.3.16,17; 28.19), definidas pela igreja como Trindade: uma unidade composta de Deus (Cf. Jo.10.30; 17.21; Jo.14.16, 1Jo.5.6,8), palavra semelhante ao termo hebraico “echad” (um, único, coletividade) representando uma unidade composta (exemplos: Nm.13.23; Dt.6.4; Gn.41.25). O contrário do termo hebraico “Yachid” (único, solitário, unigênito) que representa uma unidade absoluta (exemplos: Jr.6.26; Sl.25.16; Zc.12.10). Os teólogos Evangélicos afirmam não crer em três deuses, mas três pessoas. Realmente a crença em três deuses é chamada de “triteísmo” e não de Trindade. Que quer dizer "três pessoas na divindade".

NO QUE ACREDITA AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SOBRE A ALMA?
Para as Testemunhas de Jeová, atualmente, a alma não sobrevive a morte do corpo. Não existe mais nada além do túmulo segundo a Sociedade Torre de Vigia - STV (Cf. A verdade que Conduz a Vida Eterna, p.37/9). A alma humana é o próprio homem e não um elemento distinto do corpo humano (Cf. A verdade que Conduz a Vida Eterna, p.36/6). A vida após a morte para as Testemunhas de Jeová se restringe apenas para os pertencentes ao grupo chamado "ungidos", desde 1935 a STV passou a não falar mais sobre vida após a morte. A possibilidade de "existir entre a morte e o milênio é benefício exclusivo dos 144.000". Uma vez que 99% das Testemunhas de Jeová atualmente são nascidas posterior a 1935, não se incluem no grupo dos "ungidos" ou "os 144.000". Pois o público majoritário são pertencentes a outro grupo, o chamado de "outras ovelhas" ou "grande multidão". Fruto da interpretação do pioneiro da STV: Rutheford, sucessor de Russell, fundador do cognome antigo: Estudantes da Bíblia. Que posteriormente Rutheford passou a chamá-los de Testemunhas de Jeova*.

NO QUE ACREDITA OS EVANGÉLICOS SOBRE A ALMA?
Para teólogos Evangélicos, a alma humana sobrevive após a morte do corpo. Doutrina bíblica conhecida como imortalidade da alma (Cf. Mt.10.28; Ap.6.9,10; Lc.16.22; Ec.12.7; Mt.17.3; Lc.23.43). Deus é o único que possui a imortalidade (1Tm.6.16). Mas não é o único ser imortal. O homem e também os anjos são criaturas imortais. Os apologistas Evangélicos afirmam que as próprias Testemunhas de Jeová dizem que a Terra nunca acabará (Cf. brochura “O que Deus Requer de Nós ?” p.10, 1o parágrafo). Ora, o que é isso senão uma forma de imortalidade?

Segundo teólogos Evangélicos, o homem é mortal quanto ao corpo, por causa do pecado (Rm.6.12; 8.11; 1Co.15.53) e não quanto a alma. Não existem referências bíblicas claras que afirmem isso. O homem possui os elementos: espírito, alma e corpo. Sendo os dois primeiros elementos de natureza imortal, imaterial e distintos do corpo (Cf. 1Pe.2.11; 1Ts.5.23; Hb.4.12; Jó 12.10; 27.3).

Os apologistas Evangélicos alegam que as Testemunhas de Jeová citam versos bíblicos para provarem a mortalidade da alma sem consistência no contexto exegético porque fazem uma interpretação simplória da palavra alma, ignorando o seu vasto léxico nas línguas originais da Bíblia. Onde alma pode significar muitas coisas: mente, pessoas, vida, elemento imaterial, etc.

Os evangélicos não fazem essa distinção entre classes: "ungidos" e "não ungidos". E creem que todas as bênçãos do Novo Testamento é alcançável a todo o que crer em Jesus Cristo (ver João 5.24). Enfim, os evangélicos pensam como as Testemunhas de Jeová pensavam antes de 1935, que os mortos em Cristo existem entre a morte e por vir. 

* Breve resenha de páginas do livro Razões Para Crer, p. 337-339. Texto de Jim Valentine e Eric Pement. Editora CPAD. Edição Norman Geisler e Chad Meister.

Artigos relacionados no blog:

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2017/07/debate-via-e-mail-com-anciao-das.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2011/12/comica-teologia-das-testemunhas-de.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2010/06/testemunhas-de-jeova-testemunhas.html


http://anti-heresias.blogspot.com.br/2008/07/as-testemunhas-de-jeov-uma-seita.html

Esta postagem foi escolhida para ser publicada no meu livro edição comemorativa do blog Anti-Heresias - 10 anos. Por ser uma das 10 mais visualizadas. E os comentários, até a data de publicação, foram incluídos.





















Stand de vendas

Dúvidas e esclarecimentos escreva para: 
anti-heresias@hotmail.com
Direito de resposta: coloque abaixo seu comentário e aguarde a liberação do moderador do blog.

31 comentários:

Unknown disse...

Nem todos os evangélicos creem em três pessoas distintas ou na imortalidade da alma.

Unknown disse...

Espírito Santo um ser...?
Uma pessoa sim :)
não ser...

Daniel Durand (ThB) disse...

Prezado Ney, a igreja evangélica é congênita do movimento da reforma. E os reformadores em suas confissões de fé todas são trinitarianas, conforme o credo Atanasiano e Niceno. Se tem evangélico ou igreja evangélica que não é de confissão trinitariana, deve ser outra coisa, menos "evangélico(a)".

Daniel Durand (ThB) disse...

Caro Julio, aí você toca em outra questão que já não é relacionada com a postagem, que é o unicismo, onde não se assemelha ao pensamento evangélico. Veja minhas postagens aqui no blog sobre Trindade e sobre a Igreja Evangélica Voz da Verdade. Acredito que seu comentário se encaixa mais nelas.

Anônimo disse...

Me chamo germano me tire uma duvida se o nome no hebraico yhwh.supostamente jeova, yeshua jesus e o espirito santo são a mesma pessoa? Uma trindade no caso? Por favor me tire essa duvida.

Daniel Durand (ThB) disse...

Caro Germano, mande sua dúvida para minha assessoria que terei o prazer em responder: web-assessoria@bol.com.br

Graça e paz.

Unknown disse...

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
Gênesis:2:7

Daniel Durand (ThB) disse...

Para Izaeç Mace:

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe (1) nas narinas o fôlego (2) da vida; e o homem tornou-se alma (3) vivente. Gênesis 2:7

Comentários:

(1) naphach, palavra hebraica que significa: respirar, soprar, cheirar, entregar ou perder (a vida). A melhor colocação do dicionário aqui para o texto é "entregar (a vida)", uma vez que "soprar" não condiz com Deus, pois ele não tem pulmões, ele é espírito (Jo.4.24). Portanto, esse "soprar" da tradução acompanha uma linguagem mais antropomórfica do que literal. O correto deveria traduzir "entregar". Pois conforme Eclesiastes 12.7 é Deus quem dar o "espírito". E esse elemento não é um vento, pois o mesmo texto diz que volta pra ele. O que Deus quer com vento se ele é espírito. Deus é vento?

(2) neshamah, palavra hebraica que significa: respiração, espírito. Mais uma vez temos aqui as mesmas ponderações acima. E pra não chover no molhado dispenso a repetição. Assim, digo que Deus entregou (naphach) o espírito (neshamah) ao homem.

(3) nephesh, palavra hebraica que significa: alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão. Veja como "nephesh" é muito abrangente. Nesse caso, creio que, pelo contexto, o homem tornou-se "alma". Finalizando sua criação: pó da terra (corpo) fôlego (espírito) e na junção desses elementos: copro + espírito, temos a alma.

Fonte: Bíblia Hebraica Stuttgartensia / léxico hebraico de Strong.

Annie Rafaela Tarantino disse...

Então não são evangélicos

João disse...

A igreja que postulou o dogma da trindade é a Católica, nos consílios do 3º século EC, assim esses conceitos vieram do catolicismo e todos que o seguem são seguidores da mesma igreja.

Daniel Durand (ThB) disse...

Boa noite, meu caro João Carlos Di Fabio, você envelhece de mais a ICAR. Está denominação religiosa não tem mais que XII séculos. Deixe disso, se informe mais e verás que a ICAR só surge com Gregório I.

Trindade não é dogma, era uma doutrina questionada entre alguns bispos da igreja que, pelos os anos 313 d.C., até 325 d.C., (período que marcou entre a autorização da fé cristã em Roma até o concílio de Nicéia) representavam a igreja cristã. E por um ampla discussão sobre quem era Jesus, os questionadores tipo bispo Ário, foram derrotados em Nicéia.

Sugiro que você leia minhas duas postagens sobre Trindade:

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2017/04/trindade-negue-ela-e-estaras-com-serios.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2014/06/monarquianismo-e-o-problema-trinitario.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2008/11/doutrina-trinitariana-est-ligada-salvao.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2016/05/uma-explanacao-da-doutrina-trinitariana.html

Leia e faça suas refutações lá nos comentários.

Anônimo disse...

Bom sou "Testemunha de Jeová" a mais de um ano esse texto do blog é um texto que resume algumas coisas das Testemunhas de Jeová,gostei porem tem alguns Evagélicos que crêe em trindade disse que são três pessoas mais não confere com o que a Biblia diz acho que eles deveriam pesquisar mais ,"se pesquisaram não estudaram ou não compreende-lo"

#Minha Opinião

Daniel Durand (ThB) disse...

Faz o seguinte meu caro anônimo, pesquise sobre Trindade no texto do meu blog aqui:

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2017/04/trindade-negue-ela-e-estaras-com-serios.html

Vai lhe mostrar mais sobre essa doutrina.

Unknown disse...

Precisa Entender muito pra Voçê falar que espirito santo não é um ser!
Não é por menos que Jesus diz:
Que aos homens serão perdoados todos os pecados, e as blasfêmias que proferirem; mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, pelo contrário é réu de um pecado eterno.» (Marcos 3:28-30):

Unknown disse...

A alma Salva Vai para o paraíso que Deus preparou
A perdida vai para o Abismo que esta Satanás
Mais o Espirito volta para Deus

Unknown disse...

Então , sou uma Testemunha de Jeová, apenas queria falar que as Testemunhas de Jeová não acreditam em "Vários deuses" nos acreditamos que existe apenas um Deus verdadeiro, Jesus é um anjo,filho de Jeová Deus, Satanás um anjo mau e etc. Só queria falar isso !🤔😮😊

Alexandre disse...

Muutas igrejas, pouco amor. Muitas igrejas, pouca humildade, muita prosperidade avareza ambição orgulho londe de uma igreja que agrada a DEUS.cheios de placas de igrejas diferentes, sendo que que a igreja de CRISTO será uma só, qual será?

Alexandre disse...

Praque tanta disputa de igreja, uma querendo ser maior do q a outra, longe da vontade de DEUS muita avareza ambição so ter e se esquecendo de ser. So prosperidade , ao inveez de pregar salvação perdão o evangelho da cruz, poucos colocam a cara para bater, na verdade JESUS CRISTObvai voltar será que vai achar fé na terra.muitos lobos em pele de cordeiro, infelizmente muitos estao fazendo de igreja um comércio, devemos examinar as escrituras sagradas e não acreditar so no q falam, pirque muitos virão e farão prodígios e se possivel fora enganaram até os escolhidos. Então examine não acreditem em tudo que falam, quem disse que prosperidade é riqueza,

Daniel Durand (ThB) disse...

RESPOSTA DO BLOGO AO "Unknown"

R = Meu querido, você tem uma Bíblia em casa? Veja na tradução da STV João 1.1. Está bem claro lá a palavra "deus". Portanto, temos um paradoxo aqui. Deus, Jeová e deus Jesus. Conheça mais sobre sua religião.

Daniel Durand (ThB) disse...

RESPOSTA DO BLOG A ALEXANDRE:

"... sendo que que a igreja de CRISTO será uma só, qual será?"

R = Meu caro Alexandre, a resposta é muito simples: a soma de todos os cristãos conversos em todo o mundo. Agora, uma igreja local, a visível, será aquela mais próxima da Bíblia, do Evangelho, centrada em Cristo, que respeita a ortodoxia bíblica.

Unknown disse...

Engraçado né querido , os evangélicos são pobres coitados que são atacados constantemente, mas quando eles entram nos terreiros e quebram tudo eles estão certos? Eu vejo muita gente hipocrita qd se trata de religiosidade, muitos evangelicos são religiosos e não gostam qd as pessoas os questionam então para c isso pfv!!

Daniel Durand (ThB) disse...

RESPOSTA DO BLOG PARA Rose Barboza:

Minha querida, o mundo evangélico tem muitas heresias e erros de comportamento. Que aqui no blog já fiz e continuo fazendo contestações a esse tipo de coisa. Faço o mesmo em relação as Testemunhas de Jeová. Portanto, aqui no blog não tem predileções, todo mundo entra na aferição das Escrituras.

Seu comentário seria relevante se você fizesse uma apologia expositiva das Escrituras ao que foi postado no meu artigo. Traria mais proveito aos leitores do que apelar para esse seu Ad Hominem.

Unknown disse...

Testemunha de Jeová,e evangélico se for brasileiro,não gosta de estudar.Por isso é que sai esse monte de papagaiada

Gabrielle Santana disse...

Bom, achei muito interessante esse post e pude ver o ponto de vista de muitas pessoas. Me considero Testemunha de Jeová, e sobre o que foi citado no seguinte post sobre acreditarmos que existem vários outros deuses, não vem a se tornar uma informação verídica, pois acreditamos em um só deus, o criador de todas as coisas Jeová. Satanás não é um deus e sim um anjo mal e rebelde, este é um anjo pois foi criação do próprio Jeová. Obrigada.

Daniel Durand (ThB) disse...

Pra mim tudo bem minha cara Gabrielle Santana. Realmente Satanás não é uma divindade. Mas você deveria se inteirar mais do que a STV publica. Pois são eles que dizem isso.

Sobral Notícias disse...

Nossa um blog anti heresia disseminando a mesma kkkk
Embaralhou tudo com o seu ponto de vista. Entendo que tenha que justificar a comercialização de vosso livro. Porém é muito deselegante definir uma doutrina, sem conhecer a fundo seus princípios.

A Bíblia é a palavra de Deus ponto.

Triste é saber que ainda tem gente que der crédito a esse tipo de publicação que de nada edifica.

Daniel Durand (ThB) disse...

Meu caro Ceará Rede, lamento que você sucumbiu ao falacioso ad hominem. Poderia ter si redimido se tivesse pelo menos mostrado alguma coisa do conteúdo da postagem mas não o fez. Revelando a sua incapacidade de contra-argumentar.

A sua frase "A Bíblia é a Palavra de Deus" foi a única parte que presta em seu comentário. Boa sorte em outros comentários. Porque nesse, brother... foi mal viu.

Leandro Macieira disse...

A Paz de Deus a todos que buscam a verdade!

Unknown disse...

A paz do SENHOR a todos ..no começo era verbo ..quem era o verbo ? JESUS ..vamos lá ..Lc 10:21,24 . Apocalipse 20:15 ....Apocalipse 21 : 8 .. se nois não acreditar que JESUS CRISTO morreu na cruz para nós salvar nem adianta ...vc pode fazer o que quiser aqui na terra mais lá no céu não entrará ..só existe um céu e um inferno ..João 10:10 ..creia meus irmãos em Cristo Jesus ...João Batista batizou JESUS CRISTO NO Rio Jordão com água ..mais JESUS nos batiza com espírito santo de Deus ....por isso a Trindade pai filho e espírito santo ...e mais segundo epístola de João 1:10 ..então muito cuidado meus amigos e irmãos em Cristo Jesus ...não vamos distorce a palavra de Deus ..nem podemos ai daquele que acrescentar ou tirar uma vírgula que não esteja na bíblia ai daquele ...não sou eu que falo a bíblia que nos ensina ..e mais JESUS CRISTO não veio pra nós julgar ...ele está a direita do DEUS pai para nós defender do nosso adversário ..então nada contra quem está em outra religião a bíblia Tam bem diz que não é placa de igreja que nos levará para o céu ..e nem pelas obras feitas que iremos pro céu ...e sim pela graça e a graça é um dom gratuito de Deus ...não se invergonhe de falar de JESUS CRISTO aqui na terra por que naquele grande dia ele se invergonhara de vc infelizmente ..então lute pela sua salvação ela é individual ninguém pode salvar ninguém ...lute ore pelo seus que vc ama ...por que naquele grande dia ..será triste de vc subir com Jesus para o céu e seus filhos ir para o outro lado vai ser triste mais é a realidade ..creia em JESUS CRISTO ..creia no espírito santo de Deus .....creia no pai no filho e no espírito santo .....creia na Trindade ....não perca sua salvação por causa de pessoas ...firme seus passos em JESUS CRISTO ele mesmo falou eu vou mais eu estarei com vcs todos os dias ....o glória aleluia ...fiquem todos na paz do senhor .

DIEGO HERNÁNDEZ GÓMEZ disse...

2 CORÍNTIOS 4:4 'O deus deste século cegou as mentes dos incrédulos'. Isso diz em qualquer Bíblia. Já que conhece tanto o hebraico sabe que não há maiúsculas neste idioma. Deus disse que faria de Moisés um deus para faraó. Faltou mencionar que os evangélicos dizem seguir a Jesus, mas vão à guerra matar outros evangélicos, e estão envolvidos com a sujeira política, ao passo que as TJ's são presas e maltratadas em muitos lugares por se recusar a fazer o mesmo. Tens toda a razão: as testemunhas de Jeová não são evangélicas, graças a Deus!

Daniel Durand (ThB) disse...

RESPOSTA DO BLOG: Meu caro Diego Hernandez, onde você quer chegar com o uso do substantivo DEUS? Você quer justificar o henoteísmo das Testemunhas de Jeová? É isso? Você não consegue. A Bíblia é clara: só há um único Deus! Veja: "Eu sou o SENHOR (YHVH) e não há outro; além de mim não há Deus. Eu te capacito para a batalha, embora não me conheças". Isaías 45.5 Você defende ÍDOLOS? É isso? Porque o restante da Bíblia que usa o substantivo DEUS, no hebraico (Elohym) e no grego (Theos) não tem o significado exclusivo de um ser divino, ou de uma divindade, Deus. PORÉM, SIGNIFICA TAMBÉM "ANJOS, JUÍZES, GOVERNOS". Fora isso, esse substantivo está associado aos falsos deuses, aos ídolos. Então, não é bem assim como você tá levando o argumento que esse substantivo funciona. Tem mais detalhes!

Você diz: "Faltou mencionar que os evangélicos dizem seguir a Jesus, mas vão à guerra matar outros evangélicos, e estão envolvidos com a sujeira política, ao passo que as TJ's são presas e maltratadas em muitos lugares por se recusar a fazer o mesmo".

Olha eu não vou entrar no demérito de guerras injustas e corroções políticas. Porém, você deveria repensar sobre o assunto, porque se faltar luz aonde você mora, se tiver faltando água, se o esgoto é ao céu aberto na sua Rua, violência e etc, isso é resolvido no campo da política! Se um país invadir o nosso como ocorre agora na Ucrânia, você acha normal ser um covarde e deixar a terra onde você morou, as crianças serem levadas ou assassinadas, as mulheres serem estrupadas, e toda a economia nacional se acabar e você fugir com o rabo entre as pernas? Ora sr Diego, existem muitos detalhes sobre isso que não se resolve facilmente assim como faz a Sociedade Torre de Vigia. Veja esse link sobre o cristão e as guerra:

https://www.icp.com.br/df28materia1.asp