segunda-feira, 2 de agosto de 2010

NOVO TESTAMENTO – Versão Restauração (atuallização 05/06/17)


Apareceu recentemente em nossa comunidade evangélica cearense uma tradução do Novo Testamento intitulada Versão Restaurada (chamarei daqui em diante de TNTVR) de distribuição gratuita pela Rhema Literature Distributors com notas de rodapé do Sr. Witnes Lee. Fundador do movimento chamado Igreja Local de Witness Lee. Como já escrevi sobre essa seita nos links: AQUI; AQUI e AQUI. Não quero ser repetitivo. Mas apenas alertar ao povo de Deus que essa tradução tem comentários supostamente bíblicos. Mas que na verdade tendem a inclinar para algumas das heresias da referida seita.

Por isso, gostaria de apresentar umas das páginas onde atuam tais heresias. E advertir os irmãos ao cuidado na leitura do seu rodapé e da distribuição dessa literatura em suas igrejas. Vejamos:

Página 599, TNTVR comentário sobre Romanos 5.12
“... O pecado não é meramente uma ação; é como se fosse uma pessoa... deve ser a natureza maligna de Satanás, o maligno, que, tendo-se injetado no homem mediante a queda de Adão, torna-se agora a natureza pecaminosa que habita, age e trabalha no homem. A natureza pecaminosa e personificada que habita no interior do ser humano...”.

Página 608, TNTVR comentário sobre Romanos 7.8
Este capítulo, especialmente neste versículo e nos versos 11, 17, 20, indica que o pecado é uma pessoa, a corporificação de Satanás, e está vivo e ativo dentro de nós.

Página 609, TNTVR comentário sobre Romanos 7.18
“... Deus criou o corpo do homem como um vaso puro, mas esse vaso foi corrompido e transmutado na carne pelo fato de Satanás ter-se injetado nele quando a queda ocorreu. Agora Satanás, como o pecado personificado, está na carne do homem, fazendo ali seu lar e assenhoreando-se como amo ilegal, dominando o homem e forçando-o a fazer coisas que não gosta...”.

Página 610, TNTVR comentário sobre Romanos 7.23
“A lei do pecado e da morte que está nos membros do crente (v.23), isto é, no seu corpo, procede de Satanás que, como pecado, habita na sua carne...”

Página 611, TNTVR comentário sobre Romanos 7.25
“A lei do pecado, o pecado e o mal são sinônimos e denotam Satanás, que habita no corpo caído do homem”.

Corrigindo a má interpretação:

Sobre o texto de Romanos 5.12 é muito claro, o apóstolo Paulo está apenas declarando que o pecado entrou no mundo e junto com ele veio a morte. É só ver o contexto (Rm.6.23). Dizer que o pecado é mais do que uma ação é afirmar o que a Bíblia não está dizendo. O pecado é somente uma ação do homem caído que, pela desobediência no Éden, tornou-se pecador. Isto é, praticante do pecado. Inclinado continuamente para fazer o mal (ver Gn.6.5). O ser humano foi criado por Deus com santidade apenas em sua natureza, contudo,  não tinha desenvolvido essa santidade no seu caráter. E para isso Deus colocou no meio do jardim do Éden a prova para aperfeiçoá-lo: o fruto da árvore da ciência do bem e do mal (Gn.2.9). Uma vez que este pensa, raciocina e faz escolhas, Deus o criador colocou uma lei para que o homem obedecesse e assim sua santidade natural desenvolvesse em seu caráter (Gn.2.17). Se Adão e Eva obedecem ao mandamento, tão questionado por Satanás transfigurado de serpente, eles passariam para todas as gerações a natureza santa. Contudo, conforme nos conta Gênesis capítulo 3, o homem não obedece ao mandamento divino, e assim seu caráter se torna pecaminoso ao invés de santo. E conseqüentemente sua natureza (espírito, alma e corpo) tornou-se pecaminosa. Isto é, inclinados para pecar.

Assim, Satanás não foi “injetado” no homem. O que aconteceu com o homem foi que ele “tornou-se” pecador. Paulo disse que o pecado “entrou” figurativamente. Para evidenciar que o criador não fez o homem pecador; que o pecado veio depois. A palavra grega “eiserchomai”, que se traduz “entrou” é usada também como metáfora “de ingresso em alguma condição, estado das coisas”.

Sobre o texto de Romanos 7.8 Witness Lee com esses comentários bíblicos atinge várias doutrinas bíblicas da ortodoxia cristã. Ele fere: a doutrina do pecado, a doutrina do homem e a doutrina dos anjos. Atropela a hermenêutica bíblica e ainda levanta uma velha heresia: o gnosticismo. Paulo não está afirmando que o pecado seja uma pessoa. Se fosse a Bíblia diria. O pecado é a tendência natural (após a queda) para o erro. O pecado é a ação errônea do homem em relação a vontade de Deus. O pecado não está corporificado de Satanás. E o homem não teve sua natureza satânica. Ele tem a natureza pecaminosa. O apóstolo Paulo usa um tipo de antropomorfismo para com o pecado em todo o capítulo 7 de Romanos. Observe que exceto o v.2 (que se refere ao “marido”) em mais parte alguma deste capítulo o apóstolo usa a primeira pessoa do singular (ele) para o pecado. Por isso o pecado não é uma pessoa e nem considerado como Satanás neste trecho. Aliás, o nome Satanás só aparece uma única vez na carta de Romanos inteira (Rm.16.20). Como pode Witness Lee personificar o pecado como Satanás se o apóstolo Paulo nem se quer menciona no capítulo? Isso é que é imaginação! O texto está apenas dizendo que o pecado veio a se tornar mais apetitoso com a vinda dos mandamentos. Por ser o homem caído tendencioso para pecar. No que o mandamento dizia “não” sua natureza pecaminosa estimulava a desobedecer.

Sobre o texto de Romanos 7.18 de forma alguma o homem se corrompeu por causa do Diabo. Ele se corrompeu por causa de sua desobediência. Witness Lee faz uma lambança aqui. Pois ele transfere a responsabilidade humana por sua desobediência para Satanás. Ora, se Satanás faz da carne humana seu lar e domina o homem, já não é este quem peca, mas o amo que o faz pecar. Isso é um absurdo. A Bíblia nos diz que o pecado é transgressão da lei (ver 1Jo.3.4) e que essa transgressão cometida pelo homem, o verdadeiro responsável, gerou uma dívida que foi cancelada por Jesus na cruz (ver Cl.2.14). Ora, se Cristo cancelou uma dívida que nós tínhamos, Satanás não tem nada de senhor ou amo ou que nos força-se a pecar. Quem fez a dívida? Lógico que foi o homem. O pecado foi e é somente uma ação do responsável por ela: o ser humano. O diabo é o “tentador” (1Ts.3.5) e somos tentados por nossa própria cobiça (Tg.1.14) e não forçados e dominados por Satanás para pecar. O apóstolo Paulo está apenas afirmando que em sua natureza pecaminosa, que ele chama de “carne”, tradução da palavra original “sarx”, foi e é contaminada pelo pecado. Todo o ser do homem: espírito, alma e corpo. É afetado pelo pecado (ver 2Co.7.1 e Rm.6.12,13). Não fosse assim, Paulo não teria declarado: “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. (1Ts.5.23). Devemos ter cuidado com a palavra grega “sarx” que traduzimos para carne. Pois é uma palavra polissêmica. Pode significar “corpo”, “criatura” e “natureza humana pecaminosa”. Quando Paulo diz “minha carne” não se deve entender que ele diz “meu corpo”. Até mesmo porque já existe uma palavra grega específica para dizer “corpo” que é “soma”. Paulo não usou “soma” usou “sarx”. Assim, ele estava se referindo ao ser inteiro do homem, a criatura humana, de natureza pecaminosa e não apenas ao corpo. Esse pensamento de Witness Lee é influenciado pelo gnoticismo antigo que negava o mundo espiritual possuir maldade. Observe isso nos comentários que ele fez de Romanos 7.23 e 25. Onde veremos a seguir.

Sobre o texto de Romanos 7.23 é uma heresia afirmar que Satanás habita no corpo do crente. Isso porque a interpretação de “carne” como ser “corpo” é um equívoco lingüístico de Witness Lee. Pois como já falei acima o que atua no ser humano e reflete em seus membros é o pecado que, como diz o autor aos hebreus: “que tenazmente nos assedia” (Hb.12.1). Satanás não é o pecado. Vejamos a diferença:

Satanás: criatura de Deus. Um anjo caído.
Pecado: ação errônea do homem (e dos anjos que caíram) em relação a vontade de Deus. Surgiu na rebelião de Satanás e que seduziu também o homem.
Satanás: tentador.
Pecado: dominador do homem e dos anjos. (Jo.8.34).
Satanás: ser pessoal.
Pecado: coisa, impessoal.
Satanás: governa os demônios
Pecado: governa anjos (caídos, Satanás) e os homens
Satanás: age no exterior da humanidade. Podendo agir no interior se lhe for dado lugar.
Pecado: age no interior da humanidade. O homem degenerado não tem controle sobre o pecado. Ele precisa nascer de novo para que possa reagir ao pecado. (Rm.6.14).
Satanás: pode colocar enfermidades na humanidade.
Pecado: responsável direto por todas as enfermidades.

Assim, o que Paulo quis dizer no verso comentado erroneamente por Witness Lee é que o pecado inserido na natureza humana o empurra a pecar. E que essa “lei do pecado” o seduz para o erro, confrontando com a lei divina que está em sua mente. Todavia, seus membros obedecem outra lei: a natureza pecaminosa que está sediada em sua alma: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. (Mt.5.18,19).

Sobre o texto de Romanos 7.25 é uma continuação insistente da heresia. Contudo, vou encerrar aqui com algumas outras passagens bíblicas, pois o melhor remédio para heresia chama-se CONTEXTO. Vejamos:

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co.3.16). Como pode o cristão ser santuário de Deus e nesse “santuário” (corpo) habitar Satanás?

“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. (Jo.8.12). Jesus garante que todo aquele que o segue não andará em trevas. Paulo disse que Jesus nos libertou do império das trevas (Cl.1.13). Ora, esse “império” e essas “trevas” denotam Satanás e aqui está dito que não andamos mais em trevas e que Jesus nos libertou das trevas.

Portanto, Satanás não habita no corpo do cristão e o que Paulo estava querendo dizer em Romanos 7.25 foi que sua mente sabe e conhece da lei divina, mas seus membros estão sujeitos ao pecado sediado em sua alma. Ele descreve a situação do homem tentado se justificar através da lei divina, mas não consegue. Ele precisa de Cristo, o único varão que cumpriu a lei. Por isso ele inicia o capítulo 8.1 dizendo: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. Paulo revela “agora” uma situação diferente, onde é possível o homem ser salvo, mas por intermédio de Jesus e não da observância de mandamentos. Embora úteis para a admoestação, porém inúteis para a salvação (ver Hb.7.18). Mais atrás ele diz: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. (Rm.7.14).

Página 1312 TNTVR comentário de Apocalipse 22.17
"... o Deus Triúno - O Pai, o Filho e o Espírito - que passou pelos processos de encarnação, viver humano, crucificação, ressurreição e ascensão e que, por fim, se tornou o Espírito...". 

Conclusão: O Pai que se torna Filho, depois que se torna Espírito. Uma contradição clara com as Escrituras que nos mostram três pessoas distintas. Deus não é três processos! Temos aqui é uma heresia, uma aberração da doutrina da Trindade. Isso é uma especie de "unicismo processual". A Bíblia é enfática que Jesus não mudou: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” (Hebreus 13:8 RA). Deus não muda: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tiago 1:17 RA). Você pode conferir sobre essa heresia de Witness Lee AQUI no blog que seus seguidores infelizmente continuam a difundir.

Corrigindo a má interpretação:

Apocalipse 22.17 diz: "O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida". Em parte alguma do texto vemos tal afirmação sobre Deus ter passado por esse processo. O texto apenas fala da pessoa do Espírito (a terceira pessoa da Trindade) e da figura da noiva (representando a igreja). O Espírito Santo é distinto do Filho, não se tratam de uma mesma pessoa que vem se moldando em um processo. O Espírito Santo é outro, está claro isso na declaração de Jesus: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,” (João 14:16 RA). A palavra grega que traduzimos para "outro" aqui é "allos" (outro, diferente. Léxico de Strong). Uma total ignorância e desconhecimento da doutrina da Trindade. Você pode conhecer melhor sobre o assunto aqui no blog.

Artigos do blog relacionados:

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2017/05/e-mail-que-calou-localista.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2014/07/saida-de-ex-membro-da-igreja-local-de.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2012/01/um-pergunta-que-nao-quer-calar-que-faco.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2010/07/igreja-local-de-witness-lee-e.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2010/01/heresias-do-ministerio-de-witness-lee_06.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2008/11/igreja-local-de-witness-lee-uma-seita.html

Dúvidas e esclarecimentos escreva para: anti-heresias@hotmail.com
Direito de resposta: coloque abaixo seu comentário e aguarde a liberação do moderador do blog.

39 comentários:

Instrutor Marcelo Politano disse...

Como pode, uma pessoa que se diz cristã, fazer um blog e escrever tanta asneira, e ainda, claramente tentando desviar e fechar a mente de outros cristãos mais humildes e com menos oportunidades e/ou pouco conhecimento da Palavra. Uma pena!
Se esse autor soubesse 10% do que Deus já fez em toda a Ásia através desse "tal' de Witness Lee ou do seu antecessor Watchman Nee. Os maiores responsáveis pela entrada e crescimento do Evangelho na China e outros paíes asiáticos e do Oriente. Nunca foram homens de ficar sentados com a mão no teclado, perdendo tempo com "blogzinhos", mas puseram as mãos no arado e deram as suas próprias vidas pelo Evangelho de Cristo.
Deus tenha misericórdia desse autor. Ele não sabe o que diz!

Daniel Durand (ThB) disse...

Meu caro Marcelo Politano, seu argumento Ad Hominem não vai ofuscar a força da refutação a heresia dos comentários desta Bíblia produzida pela Igreja Local de Witness Lee e nem de suas heresias comprovadas aqui neste blog. Esse seu argumentinho Ad Hominem é bem conhecido. UMA FALÁCIA. Portanto, se quer realmente atingir o conteúdo do blog, comesse refutando focado no que escrevi e nem em mim. Ok?! Pois fazendo o contrário disso você sai do foco e ainda cai num pré-julgamento sobre minha pessoa. Pois não fico sentado em uma cadeira escrevendo no blog, tenho outros afazeres como discipulado, evangelismo, pastoreiro, pregação, treinamento de missionários que são enviados para vários países. Assim, veja bem o que comenta para não se condenar com suas próprias palavras. Lembrando que as boas obras de Witness Lee não justificam suas heresias ensinadas. E Watchaman Nee não foi conivente com as heresias dele. Deixe de associar um herege com um servo de Deus.

Leia minhas postagens relacionadas a Igreja Local de Witness Lee e veja se você consegue refutar sem ad hominem:

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2012/01/um-pergunta-que-nao-quer-calar-que-faco.html

Instrutor Marcelo Politano disse...

Muito cuidado aos irmãos que acessarem este blog, pois, definitivamente, este autor desconhecido não tem o menor conhecimento sobre quem foi Witness Lee. Dizer a frase "Watchaman Nee não foi conivente com as heresias dele" (percebam que nem mesmo o nome de Watchman Nee ele sabe escrever) só comprova isso. Para aqueles que não sabem, Witness Lee é um discipulo de Watchman Nee e seguidor de seus ensinamentos. Ainda bem que temos hoje a internet, que nos possibilita a ampla pesquisa e conhecimento sobre variados assuntos. Uma pena que alguns, por falta de conhecimento e outros, por "malignidade" mesmo e querendo defender argumentos ou interesses próprios, deturpam a história, tentando manipular os menos favorecidos intelectualmente. Pesquisem sobre Watchman Nee, sobre seu discipulo Witness Lee e sobre a visão da Restauração da Igreja. Até mesmo, o duvidoso site Wikipédia confirma minhas afirmações. Confirmem isso, pesquisem!
Espero que esse autor desconhecido tenha coragem de publicar minha réplica.

Daniel Durand (ThB) disse...

Caro desconhecido Instrutor Marcelo Politano, como sempre você prossegue com o argumento AD HOMINEM não é mesmo? Deixe disso rapaz. Isso é argumento falacioso. Porque você não se foca no teor de minha postagem? Não quer que as pessoas saibam a verdade? POIS VOU MOSTRAR MAIS AINDA. Leiam meus caros amigos do blog ANTI-HERESIAS:

"... o Deus Triúno - O Pai, o Filho e o Espírito - que passou pelos processos de encarnação, viver humano, crucificação, ressurreição e ascensão e que, por fim, se tornou o Espírito..." (NT Versão Restauração). O que é isso meu caro Marcelo? Isso é uma heresia, uma aberração da doutrina da Trindade. Isso é uma especie de "unicismo processual", O Pai que se torna Filho, depois que se torna Espírito. Uma contradição clara com as Escrituras que nos mostram três pessoas distintas. Deus não é três processos! A Bíblia é enfática que Jesus não mudou: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.” (Hebreus 13:8 RA). Deus não muda: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tiago 1:17 RA).

Ah, só para lembrar, o nome Watchman Nee está igual ao seu colocado aí no comentário. É só comparar e ver que se trata da mesma pessoa. E é bom lembrar que Witness Lee não foi um bom discípulo Watchman Nee. Prova disso está em suas heresias postadas aqui no blog. VAI O LINK PARA CONFERIR:

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2012/01/um-pergunta-que-nao-quer-calar-que-faco.html

Daniel Durand (ThB) disse...

Pelo visto, o discípulo de Watchman Nee não foi seu imitador não é meu caro Marcelo?

Watchman Nee:

"Não é minha intenção atacar o denominacionalismo do cristianismo como errôneo. Eu somente quero dizer que para que o corpo de Cristo encontre uma efetiva expressão local, a base de comunhão deve ser verdadeira. E esta base é a relação de vida dos membros com o Seu Senhor e a sua desejosa submissão a Ele como o Cabeça. Tampouco estou pleiteando por aqueles que irão fazer uma seita carnal daquilo que poderia chamar de 'localismo', isto é, a estrita demarcação de igrejas por localidades. Porque tal pode ocorrer facilmente. Se o que estivermos fazendo hoje em vida se tornar amanhã um mero método, tal que seu próprio caráter alguns dos Seus forem excluídos, possa o Senhor ter misericórdia de nós e quebrar tudo!". (O grifo é meu. A Vida Normal da Igreja Cristã, capítulo 4).

Witness Lee:

“... o protestantismo, assim como o judaísmo, estão todos nessa categoria, tornando-se uma organização de Satanás, como seu instrumento para danificar a economia de Deus” (Apocalipse, versão restaurada, p.28).

Anônimo disse...

oremos por ele.que edifica a igreja.

Unknown disse...

Tem alguns que querem separar o Deus Triúno, sua encarnação,sua ascenção , sua obra, sua redenção, sua salvação, seu julgamento,etc. É meio compliado,porque só há um DEUS e pai de todos

Unknown disse...

Como vc ousa chamar de seita a igreja do senhor? Só pq não somos religiosos e não propagamos mentiras para enriquecer (se não sabe estude, mas o dízimo que vcs cobram de fiéis q acham a estão fazendo o certo por não conhecerem a palavra, está completamente errado. E se vc realmente acha que não, por favor estude sobre o assunto). Pare de julgar irmão... com a medida que julgar, será julgado.

Daniel Durand (ThB) disse...

Caro João Alves: não há dois ou três deuses. Quem disse isso? Esse seu argumento é inócuo. O que há é distinção das pessoas. Você fala de "encarnação" mas ignora que o pai enviou o filho para isso. Você fala de "ascensão" mas ignora que o filho sentou-se ao LADO do pai. Você fala de "redenção" mas ignora o papel do MEDIADOR nesta redenção. Que aquele que fica entre dois. Essas ignorâncias só existem por causa que você não aceita a verdade, prefere a mentira. Portanto, segue:

O pai enviou o filho: temos duas pessoas.
O filho está ao lado do pai: temos duas pessoas.
O filho está como mediador entre Deus e o homem: temos duas pessoas.

NÃO TEM COMO JESUS SER DEUS DELE MESMO.

“À hora nona, clamou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Marcos 15:34 RA)

“Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20:17 RA)

Ainda há tempo de sair da ignorância!

Daniel Durand (ThB) disse...

Jesus é o mesmo ontem hoje e sempre! Essa sua doutrina de um deus processado, ora foi pai, ora foi filho e agora é espírito anula a distinção das pessoas. Cria um deus mutável. HERESIA!

Daniel Durand (ThB) disse...

Caio Nogueira, deixe de arrogância. Essa sua frase "Como vc ousa chamar de seita a igreja do senhor?" é uma clara evidência de que sua fé é sectarista. VEJA O SEU EXCLUSIVISMO RELIGIOSO: "a igreja do senhor". Vocês são, assim como todas outras, UMA IGREJA e não A IGREJA. Percebe como se identifica uma seita agora?

Sobre o seu argumento AD HOMINEM colocando o dízimo em questão fora de contexto da postagem, meu caro... lei minhas postagens. Eu já dei meu parecer sobre esse assunto. Portanto, antes de tecer um comentário de algo que não comungo, avalie se vai sortir efeito, por que pra mim não vai.

REINO DE YAUSHA disse...

Este blogueiro Daniel é invejoso,
Nunca vai superar o trabalho do irmao nee, verdadeiro herois e martir

Daniel Durand (ThB) disse...

RESPOSTA DO BLOG AO CLOVIS ANSELMO DE MORAES:

Cara, o que você consegue refutar-me é dizendo isso? Ah coitado. Ad hominem não tem efeito. Só cortina de fumaça.

Veja meus links sobre a heresia localista:

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2010/01/heresias-do-ministerio-de-witness-lee_06.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2012/01/um-pergunta-que-nao-quer-calar-que-faco.html

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2017/05/e-mail-que-calou-localista.html

Unknown disse...

Que o Senhor tenha misericórdia de vc Daniel... Não perca seu tempo dividindo o Corpo de Cristo, se a obra é Deus vc estará lutando contra o próprio Senhor, agora se não for de Deus ela acabará...mas não é isso que o tempo tem mostrado.
Apenas deixarei um versículo sobre o que vc está comentando:
8Disse-lhe Felipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. 9Respondeu-lhe Jesus: Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Felipe? Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 10Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, é quem faz as suas obras. 11Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.



Daniel Durand (ThB) disse...

RESPOSTA DO BLOG PARA wesley reis costa:

Meu caro Wesley, a misericórdia do Senhor é tudo pra mim. Só existimos por causa dela. Grato pela vossa oração.

Agora sobre o texto que você citou, deveria dar uma olhada no contexto certo? O contexto nos mostra que Jesus não se confunde com o Pai. Vejamos:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.” (João 14:1 RA)

VEJA: TEMOS QUE CRER EM DEUS E EM JESUS. DUAS PESSOAS DISTINTAS.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,” (João 14:16 RA)

VEJA: JESUS (UMA PESSOA) ROGARÁ AO PAI (OUTRA PESSOA) E ELE VOS DARÁ (NÓS) OUTRO CONSOLADOR (MAIS OUTRA PESSOA).

Portanto, o que Jesus diz no verso que está entre esses, e citado por ti, não faz de Jesus o Pai, mas que ele é a representação dele e a sua imagem (cf. Cl.1.15 e Hb.1.3).

Luiz disse...

Não discutimos com quem pertence a denominações. São apenas divisões que deram ênfase a alguns aspectos da igreja.

Antenor disse...

Por Teu mistério, louvo a Ti, pois, posso contatar-te, ó Deus!

Inacessível eras Tu, mas, como o Espírito, estás no meu
O Pai é o manancial o Filho Sua expressão e o Espírito é o fluir, realidade minha, então.
Prá sempre, ó triúno Deus, és minha vida e porção
prá sua natureza eu ter, em mim és plena provisão
A teologia sistemática enquadra o homem no sistema e não permite que ele tenha revelação das Escrituras. E a letra mata. O verbo era Deus que se fez carne na pessoa de Jesus Cristo, que, ao ressurgir, veio como o Espírito. Simples assim.
antenor lima de souza

Antenor disse...

Os que se opõem são pessoas formadas em teologia sistemática. Estão presos ao sistema,não conseguem ter revelação das Escrituras. É inútil e inócuo debater com eles.

Daniel Durand (ThB) disse...

Meu caro Luiz, e quem pertence a cidades? Isso é uma piada né? Porque pertencer ou não a uma denominação cristã não faz de ninguém melhor ou maior. Toda essa falácia do localismo é uma divisão. Portanto, não me venha com chorumelas.

Segue o link onde um amigo seu de seu segmento (já que não quer ser chamada de denominação) foi bem refutado:

http://anti-heresias.blogspot.com.br/2017/05/e-mail-que-calou-localista.html

Daniel Durand (ThB) disse...

Isso meu caro Antenor Lima de Sousa. Faça sempre assim, se revele. Mostre-se quem você é. Pois detesto os encubados.

Refutações:

Você disse: "A teologia sistemática enquadra o homem no sistema e não permite que ele tenha revelação das Escrituras".

Onde que você pensa que vai com essa sua soberba? Rapaz... aprenda com quem já viveu e já pensou antes de você. A humildade mandou lembrança viu! A teologia sistemática não cria ou inventa as doutrinas bíblicas meu caro. Ela apenas sistematiza. Portanto, se você se opõe a teologia sistemática, estás que nem o Dom Quixote de la mancha. A ver dragões em moinhos. E lutando contra o que não existe.

Uma frase para sua reflexão: "Se eu vi mais longe, foi por estar sobre os ombros de gigantes". Isaac Newton

Esse lance aí que você, e muitos outros analfabetos bíblicos, cita: "e a letra mata". Você deveria ler o contexto onde o apóstolo Paulo escreveu isso. Não seja papagaio dos ignorantes, por favor. A letra das Escrituras jamais matará alguém, pelo contrário ela é "viva e eficaz" (Hb.4.12). "a qual vive e é permanente". (1Pe.1.23). "a tua palavra é a verdade" (Jo.17.17).

Sola Scriptura.

Daniel Durand (ThB) disse...

"É inútil e inócuo debater com eles"

Refutação:

Inútil não, porém inócuo. Pois debater sem respaldo bíblico, sem contexto bíblico, sem exegese e hermenêutica bíblica É INÓCUO.

Anônimo disse...

Sobre o texto que você colocou acima:
"Assim, Satanás não foi “injetado” no homem. O que aconteceu com o homem foi que ele “tornou-se” pecador. Paulo disse que o pecado “entrou” figurativamente. Para evidenciar que o criador não fez o homem pecador; que o pecado veio depois. A palavra grega “eiserchomai”, que se traduz “entrou” é usada também como metáfora “de ingresso em alguma condição, estado das coisas”.
Gostaria de um esclarecimento, se possível...
O que dizer deste versículo: Romanos 7:17 - De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Pergunta:
1 - O pecado apenas entrou ou habita? (Habitar é morar)
2 - O que é pecado? A Bíblia diz em 1 João 3:8: “Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio.
Aguardo sua resposta. Obrigada.

Daniel Durand (ThB) disse...

Correto Maria Jose: eiserchomai pode ser uma metáfora “de ingresso em alguma condição, estado das coisas”. (ver léxico de Strong). Entretanto, a tradução em pauta aqui na minha postagem discorda de Paulo quando comenta: “... Deus criou o corpo do homem como um vaso puro, mas esse vaso foi corrompido e transmutado na carne pelo fato de Satanás ter-se injetado nele quando a queda ocorreu. Agora Satanás, como o pecado personificado, está na carne do homem, fazendo ali seu lar e assenhoreando-se como amo ilegal, dominando o homem e forçando-o a fazer coisas que não gosta...”. TNTVR comentário sobre Romanos 7.18 página 609.

Sobre a sua dúvida em Romanos 7.17 são sua perguntas:

1 – O pecado apenas entrou ou habita? (habitar é morar)

Veja bem, você tem que se decidir sobre sua exegese. Primeiro você conclui que Romanos 5.12 a palavra “entrou” (grego: eiserchomai) é uma metáfora. Agora você a julga como literal. Óbvio que não passa de uma analogia de Paulo. Pois o pecado não tem pessoalidade. Como eu já refuto isso aqui na postagem.

Quanto à frase de Paulo “o pecado que habita em mim” é uma antítese da frase anterior “quem faz isto já não sou eu”. Quem é esse “eu” que Paulo se refere? O servo de Deus, o homem espiritual, o convertido, o novo homem Paulo. Fazendo oposição ao antigo Saulo, o inimigo da igreja de Deus, o homem carnal, o não convertido, o velho homem. Tomando metonímia de “pecado”. Para concluir uma interpretação literal de Romanos 7.17 teria que se admitir que o pecado fosse uma outra pessoa que não fosse Paulo. Como ocorre em outras passagens tratando-se da pessoa do Espírito Santo:

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Romanos 8:9 ARA)

“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” (Romanos 8:11 ARA).

Enfim, o pecado “habita” no sentido figurado, pois não é uma pessoa. O mesmo se dar com o verbo “entrou”.

2 – O que é pecado? Tá na Bíblia a resposta: “... o pecado é a transgressão da lei”. (1João 3.4). Respondeu? O pecado não é uma pessoa é uma ação chamada de “transgressão”. Vem do grego “anomia”, quer dizer: “1) a condição daquele que não cumpre a lei. 2) desprezo e violação da lei, iniquidade, maldade”. (léxico de Strong). Em sua maioria das expressões gregas do NT pecado é “hamartia”, quer dizer: “desviar-se da lei de Deus, violar a lei de Deus” (léxico de Strong).

Para concluir, o seu texto sugerido de 1 João 3.8 que diz: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.” Contém exatamente o grego supracitado. Onde se conclui que: Aquele que pratica o pecado (hamartia) procede do diabo, porque o diabo vive pecando (hamartano). Palavras similares no grego. Ou seja, tanto o ser humano quanto o diabo desviam-se da lei de Deus, violam a lei de Deus.

Boa noite!

Miltonibr disse...

Caro Daniel,sou um cristão denominacional com sólida formação secular na ciências Médicas e teológica inclusive com mestrado em teologia e creio tanto na revelação do Espírito de vida de Deus em suas palavras,como na letra que nos traz esta mesma revelação de suas palavras,creio plenamente nos ensinamentos de Cristo a seus discípulos quanto ao estabelecimento de seu reino através de sua igreja que manifestaria através de seus filhos de forma individual e posteriormente de forma coletiva sua multiforme graça.
Portanto não existe mérito em ser cristão localista ou denominacional porque o corpo de Cristo e sua mesa posta por ele mesmo para seus filhos desfrutarem e compartilharem com o próximo é indivisível,tanto Sr. Nee como Lee tiveram com certeza sua formação religiosa quer seja empírica ou teológica porém tiveram revelações profunda de Deus através do Espírito Santo coisa que falta-nos muito nestes últimos que antecedem a manifestação da volta do Senhor Jesus!!
Somente Deus pode levar-nos a penetrar de fato nos mistérios e riquezas insondáveis de Cristo que estão expressos em sua palavra Viva que é próprio Cristo sua palavra encarnada;
não existe margem para "igrejas denominacionais'' nas escrituras do Novo Testamento mais o apóstolo Paulo deixa claro que as mesmas estavam localizadas em certas regiões e cidades
Quantos aos HEREGES de fato jamais poderão confessar que Jesus Cristo veio em carne e sangue e muito menos participar da sua mesa,nem aqui nem nas bodas do Cordeiro.
Não é questão de hermenêutica,exegese bíblica porque o princípio da interpretação da mesma é (A PRÓPRIA BÍBLIA INTERPRETA-SE A SI MESMA,PORÉM SEM A LUZ DO ESPÍRITO SANTO TORNA-SE IMPOSSÍVEL OS OLHOS DO CORAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS RECEBEREM A PLENA REVELAÇÃO DA VONTADE DO PAI)

Grato.

Unknown disse...

Boa noite meu irmão Daniel ! Eu tenho essa versão, apesar de eu não concordar com tudo que autor da versão restauração, vejo que tem muito coisa boa para ser aproveitada nessa versão. Acho que a questão é reter o que for útil, mas concordo em parte sobre o seu comentário o equivoco do irmão Witness Lee .

Daniel Durand (ThB) disse...

Olá Miltonibr não existe respaldo bíblico para o localismo, embora o denominacionalismo seja um equívoco. Não podemos ser teólogos coniventes com erros, mas expositores da verdade. Assim seja franco: o localismo é uma interpretação errada sobre as cidades citadas no Novo Testamento. Confira isso eu minha outra postagem aqui no blog:

Link:
http://anti-heresias.blogspot.com/2017/05/e-mail-que-calou-localista.html

Quanto aos chamados HEREGES por você. Meu caro, veja bem. O gnosticismo negava a humanidade de Jesus não porque acreditava na natureza pecaminosa do ser humano. Mas porque eles isolavam o mal a tudo que era material. Sua colocação aqui é infundada do que estamos abordando aqui na postagem. Pois Jesus se tornar ser humano não é o mesmo que se tornar pecador, pois o primeiro homem formado veio sem pecado, assim Jesus também. É na confusão dessa natureza de Jesus que encontramos os verdadeiros HEREGES meu amigo.

Rodrigues disse...

Não conhece linguagem metáforica e alegórica, resulta em comentários sem sentido. Lee,usa muita alegorias,e isso para ignorantes soa com "heresia", lamentável.

Délcio Cândido disse...

Bem, vejo que ainda que se expõe a ser um defensor das Escrituras Sagradas, deverá ler atentamente o que está escrito em Gênesis sobre a origem do pecado. No original está escrito que a Adam Fêmea (Eva) teve um filho com um anjo de YHWH. Gn 4.1 " E Adam conheceu à sua mulher (Adam fêmea (Eva); e ela concebeu e teve um filho, a quem chamou Caim porque disse: “Com a ajuda de um anjo de Yah Ulhím alcancei um homem (varão)”! 4.2 " Teve também outro filho, Abúl (Abel). Os dois bebês nasceram juntos e jamais a Palavra de Yah
(Deus-Théos-Dios) disse que Caim foi filho de Adam, tanto isso é verdade que a partir de Adam fêmea ter relações sexuais com um anjo de Yah, passou-se a existir duas genealogias (duas sementes - Mt (Matyah) Mateus 13.38). Por isso há duas diferentes genealogias em Gênesis: a de Caim (Gn 4.17-22) e a de Adam (Gn 5.1-32).
Veja a live a semente da serpente feito pelo Magneticamente para um entendimento melhor sobre essas duas sementes: https://www.youtube.com/watch?v=uoicd8UoUOQ

Daniel Durand (ThB) disse...

Caro comentarista desconhecido (Unknown) sua interpretação inicial é infundada. Logo o restante da sua construção se desmorona toda. VEJA BEM:

Gênesis 4.1,2 não tem qualquer diferença pra Gn.29.32,33

Temos as esposas: Eva e Léia
Temos os maridos: Adão e Jacó
Temos os filhos primogênitos: Caim e Rúben
Temos os filhos seguintes: Abel e Simeão

Enfim, sem mais respostas, não vale a pena responder resto de seus argumentos, tudo vira escombro. A casa caiu.

JMCblog.com disse...

Está Bíblia é explendida. Abriu meu conhecimento grandemente.
Como um apologista pode rebater algo tão profundo assim?

Interessante que o pecado foi o grande tema do apologista. Será que o pecado é o grande tema de sua pregação também?...

Unknown disse...

Esse blogueiro é "deus" sabe tudo em vez de fazer algo para ganhar vidas para o Senhor fica aí com inveja dos outros falando coisas que não viu na sua mente carnal, como pode esse exclusivismo todo que o Senhor tenha misericórdia de vc.

Daniel Durand (ThB) disse...

Caro JMCblog.com você perdeu a chance de ser nobre, mas não foi. Não pegou nada para contra refutar, apelou para o falacioso ad hominem. Prefiro pregar sobre o arrependimento dos pecados do que falar heresias sobre a hamartilogia.

Daniel Durand (ThB) disse...

Ao desconhecido: "Não conhece linguagem metafórica e alegórica, resulta em comentários sem sentido. Lee, usa muita alegorias, e isso para ignorantes soa com "heresia", lamentável".

Ora, ora, apelar para linguagem metafórica e alegórica não resgata a heresia do comentário bíblico, que, por mais que caminhe para um campo aplicativo/figurado do texto, o mesmo precisará da exegese. E a exegese exige uma explicação literal. Portanto, por mais que se queira ir para o campo aplicativo/figurativo, Lee não foi feliz em sua conclusão das passagens, levando a interpretações equivocadas expostas aqui em meu artigo.

Daniel Durand (ThB) disse...

Ao desconhecido que não tem nome: eu não só Deus meu caro, apenas faço o que vc está fazendo aí. Viu o meu texto e comentou discordando. Tem algum problema nisso? O seu erro é comentar sem propriedade, puro ad hominem. Não contestou nada. Apenas se focou em avaliar simploriamente a minha avaliação. E viva a democracia.

Carlos Henrique disse...

Mas nós comentários de João ele fala q Deus é triunfo. Q corresponde que eles são as mesma pessoa só q dividido em três.

Daniel Durand (ThB) disse...

Meu caro Carlos Henrique, como que Deus pode ser AMOR, se ele é uma única pessoa? Ele precisou criar outros seres para poder amar? Como ser amor se não amou antes? Antes de tudo existir Ele amou quem? A si mesmo? Não, ele amou entre as pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. A Bíblia tá repleta de mensagem de amor entre o Pai e o Filho. E ama assim pela eternidade. Deus é todo suficiente! Se ele necessitou criar outros seres para amar, ele não é Deus. Ou melhor, a tua teologia não o coloca como Deus verdadeiro.

Cícero Márcio disse...

O termo habitar nesse capítulo 7 tem o sentido de fazer morada, de uma maneira muito real. Tanto é que quando chega no capítulo 8 vem de novo o mesmo termo habitar, falando do Espírito de Jesus Cristo fazer morada nos crentes. É a mesma palavra. Na carne o pecado habita, mas no espírito habita Cristo como o Espírito vivo dentro dos crentes. Ora, se o Espírito é uma pessoa dentro do espírito humano, a saber, Jesus Cristo...o que é o pecado habitando? Creio que se ler o contexto verá claramente isso. Não se pode falar de algo sem vida habitar... Mas só de coisas vivas... Jesus é vivo e habita nos crentes. Satanás também, como a fonte do pecado vive na carne do homem. É fato.


Quem foi o primeiro homicida? Satanás ou Caim? Creio que todos concordam que ambos. A passagem do antigo testamento indica que Caim foi incitado pelo pecado..."o pecado jaz a porta, mas cumpre a ti dominá-lo..." No Novo Testamento Jesus diz: o diabo é o vosso pai, pois ele não se firmou na verdade e é homicida desde o princípio... Vejamos que Jesus diz que foi Satanás o primeiro a matar, no princípio, Gênesis... Afinal, Caim matou ou satanás? Certamente foi Satanás agindo em Caim. Tanto é que Caim é chamado de filho do diabo... Por que? Ele porventura nasceu do diabo? Não. Mas quer dizer que ele tinha satanás como sua fonte. Satanás fora do homem é satanás. Dentro do homem ele é o pecado agindo. Assim como Cristo fora do homem é Cristo, mas dentro do homem é graça operando. A fonte da morte é o pecado que tem origem em satanás é a sua personificação na natureza humana caída. A fonte da vida é a graça que tem como origem Cristo e é Cristo como tudo pra nós. Duas fontes, com dois objetivos! Aleluia, que temos Cristo como a nossa fonte e nosso destino é vida. Que é vida? Cristo! Que é morte? Satanás. Amo a Bíblia! E o ministério do irmão Lee é fantástico por abrir adequadamente a Bíblia pra nós.

Daniel Durand (ThB) disse...

RESPOSTA DO BLOG: Meu caro Cicero Márcio. O seu uso da palavra HABITAR não tem cabimento. Porque o pecado não é uma pessoa. O Diabo não é o pecado. Além do mais a palavra grega que se encontra em Romanos 7.17 que trazu-se "habita" (oikeo) não impõe um interpretação literal como você diz. A palavra grega "oikeo" não sugere obrigatoriamente uma interpretação literal, você tá forçando isso. A palavra grega que sugere isso é "skenoo" (residir, fixar tabernáculo) e ela não consta na passagem citada por você. No caso de Romanos 8.9 quando se trata do Espírito Santo só chegamos à um entendimento literal de "oikeo" porque há outras passagens que confirmam uma presença literal, por exemplo João 14.17 que Jesus usa a palavra grega "meno" (permanecer, ficar, residir) ao se referir que o Espírito Santo habitaria nos discípulos (em virtude de sua onipresença também). E SE TRATA DE UMA PESSOA e não uma NATUREZA. Essa palavra grega "meno" também não é usada ao se referir ao pecado em parte alguma de Romanos. Portanto, pelo fato do pecado não ser uma pessoa e por ter passagens bíblicas que usam o termo HABITAR a pessoa do Espírito Santo não faz com que o pecado seja uma pessoa.

Você diz que Caim foi incitado pelo pecado usando a passagem de Gênesis 4.7 pergunto: tem como o ser humano governar, dominar, exercer domínio (hebraico: mashal) sobre o Satanás? De forma alguma alguém, exceto Jesus Cristo, que antes dele veio a ter domĩnio sobre o Diabo ou sobre os demônios! Que viagem hein! Mas é bom você ter escrito isso para os tolos que frequentam a igreja local de Wintess Lee verem que minhas colocações aqui na postagem do blog não são imaginações sobre essa tradução e comentário bíblico heterodoxo que a editora de vocês produz.

Você diz, ainda no mesmo argumento, que Jesus sugere ser o Diabo e o pecado a mesma coisa, usando a passagem de João 8.44. Porém, quando Jesus chama o Diabo de homicida ele não está insinuando que o diabo seja o pecado, mas que:

1) Que ele comete pecado (é homicida, é mentiroso e pai da mentira) desde o princípio.
2) Que ele foi o autor da morte, porque com sua sagacidade induziu em tentação Eva e Adão a comerem do fruto da árvore que Deus disse que eles certamente morreriam se comessem (ver Gn.2.17).

CONTINUA...

Daniel Durand (ThB) disse...

Por fim você me pergunta já respondendo tolamente: "Afinal, Caim matou ou satanás? Certamente foi Satanás agindo em Caim. Tanto é que Caim é chamado de filho do diabo... Por que?"

Ora, como você pode ver acima, o texto de João 8.44 não tem paralelo com Gênesis 4.7. Mas com Gênesis 2.17! Quem matou Abel foi nitidamente o Caim. A palavra "pecado" em Gênesis 4.7 vem do hebraico "hatta'ah" que signfica "pecado, pecaminoso, condição de pecado". Deus havia dito a Caim que a condição dele pecar, cometendo o homicídio estava na porta da sua alma, numa metáfora de ele estava prestes a matar seu irmão, mas que devia se controlar da sua fúria para não cometer tal falha. Você não se deu ao fato de que pecar é um ato de violação (hamartia no grego) da lei divina ou de falhar, perder o rumo, errar o alvo (hata no hebraico). Não tem nada a ver com o Diabo em si. O ser humano peca ou por tentação do Diabo ou por tentação própria, que seu estado pecaminoso leva-o a pecar. Logo, nem tudo que nos faz pecar é o Diabo. É só ler Tiago 1.12-15. Observe o verso 14 que diz "Mas cada um é tentado quando atraído e seduzido por seu próprio desejo". Por fim, o Caim foi chamado "filho do Diabo" porque foi homicida que nem o diabo. Mas não porque o Diabo o possuiu ou que o Diabo seja o pecado. Tudo mal interpretação sua e dos livros que você tá lendo.

Você disse "Satanás fora do homem é satanás. Dentro do homem ele é o pecado agindo. Assim como Cristo fora do homem é Cristo, mas dentro do homem é graça operando". Que absurdo! Jesus e graça não se trata da mesma essência. Jesus é uma pessoa, é o filho de Deus, a graça é um benefício dado por Deus para os pecadores. Favor imerecido! Logo, Satanás e pecado não se trata da mesma essência. Satanás é um ser pessoal, um anjo caído, que se rebelou contra Deus, o pecado é a violação das regras divinas, perder o rumo, errar o alvo. Você e os livros que ler confundem substantivo próprio e substantivo abstrato!!!